Procure no Apolo11
Sexta-feira, 29 mai 2020 - 09h41
Por Rogério Leite

Agora vai. Tudo pronto para o lançamento do Falcon 9 tripulado

Após ter o lançamento adiado devido à proximidade da tempestade tropical Bertha, a empresa SpaceX confirmou que a nova tentativa de lançamento do Falcon 9 será feita no sábado à tarde. O objetivo será levar dois astronautas estadunidenses à Estação Espacial Internacional, ISS, a bordo da cápsula Crew Dragon Demo-2, também da SpaceX. Acompanhe ao vivo!

O lançamento do Falcon 9 e colocação da Dragon em orbita será transmitido ao vivo pelo Apolo11.
O lançamento do Falcon 9 e colocação da Dragon em orbita será transmitido ao vivo pelo Apolo11.


O lançamento do Falcon 9 e colocação da Dragon em orbita será transmitido ao vivo pelo Apolo11. Para ser notificado, assine nosso canal no Youtube e em seguida clique no sininho de notificação!

INSCREVA-SE!


O evento deste sábado é a segunda tentativa de lançamento, originalmente marcada para quarta-feira, dia 27 de maio. O motivo da suspensão foi as más condições do tempo causadas pela proximidade da tempestade tropical Bertha, que estava em atividade sobre as Carolinas e que poderia prejudicar as tentativas de resgate no caso de alguma falha com a cápsula Dragon.

Continua após a publicidade


O voo pode ser considerado histórico, pois marca o retorno dos lançamentos tripulados a partir de solo americano. Esse tipo de lançamento não acontece desde 8 de julho de 2011, quando a missão STS-135, a última de um ônibus espacial, partiu do Kennedy Space Center, na Flórida, com destino à ISS.

Além histórico, o lançamento também marca o início das operações tripuladas da empresa SpaceX.

Se não ocorrer adiamentos, o Lançamento está previsto para acontecer no sábado, 30 de maio de 2020, às 16h22 pelo horário de Brasília e será retransmitido ao vivo pelo Apolochannel, o canal de vídeo do Apolo11, a partir das 15 horas.

Objetivo da Missão
O objetivo da missão será levar ao espaço a cápsula Crew Dragon Demo-2, comandada pelos veteranos Douglas Hurley e Robert Behnken, ambos com duas missões de comando em ônibus espaciais. Hurley e Behnken deverão permanecer na Estação Espacial por dois ou três meses.


A Crew Dragon Demo-2 foi projetada para operar de forma totalmente automática, mas também pode ser controlada pelos astronautas ou pela equipe da SpaceX desde o centro de controle da missão, em Hawthorne, na Califórnia.


Astronautas Douglas Hurley e Robert Behnken, ambos com duas missões de comando em ônibus espaciais, serão os comandates do primeiro voo tripulado da empresa SpaceX. Hurley e Behnken deverão permanecer na Estação Espacial por dois ou três meses.
Astronautas Douglas Hurley e Robert Behnken, ambos com duas missões de comando em ônibus espaciais, serão os comandates do primeiro voo tripulado da empresa SpaceX. Hurley e Behnken deverão permanecer na Estação Espacial por dois ou três meses.

TimeLine
O primeiro estágio do Falcon 9 deve finalizar a queima de combustível 02m32s após ser lançado, quando então os dois propulsores serão ejetados e retornarão à Terra 08m50s depois, para serem recuperados e reaproveitados.

Ao mesmo tempo, o segundo estágio segue seu destino até atingir uma orbita circular de 200x200 km. Onze minutos após ser lançado a Dragon se desprende do segundo estágio e segue no rumo de interceptação da ISS.

Os Astronautas

Robert Behnken será o comandante de operações conjuntas da missão, responsável por atividades como aproximação da ISS, acoplamento e desacoplamento da Dragon. Ele foi selecionado como astronauta da NASA no ano 2000 e completou dois voos de ônibus espaciais nas missões STS-123 em março de 2008 e o STS-130 em fevereiro de 2010, além de realizar três caminhadas espaciais durante cada missão.

Nasceu em St. Anne, Missouri. É bacharel em física e engenharia mecânica pela Universidade de Washington e possui mestrado e doutorado em engenharia mecânica pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia. Antes de ingressar na NASA, Behnken era engenheiro de teste de vôo da Força Aérea dos EUA.


Douglas Hurley será o comandante da Demo-2, responsável pelas atividades durante o lançamento, pouso e recuperação da sonda. Foi selecionado como astronauta no ano 2000 e completou dois vôos espaciais.

Hurley serviu como piloto e operador de robótica na missão STS-127 em julho de 2009 e na missão STS-135 da nave Atlântis, a última missão do ônibus espacial.

Nascido em Nova York, Hurley é bacharel em engenharia civil pela Tulane University e se formou na Escola Naval de Pilotos de Testes dos EUA. Antes de ingressar na NASA foi piloto de caça e piloto de testes no Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Quando você pára um ditador há sempre riscos. Mas o maior risco é não parar um ditador" - Margareth Thatcher -