Sábado, 8 out 2005 - 07h29
Um terremoto de forte intensidade, calculado em 7.6 graus na escala Richter foi sentido neste sábado em pelo menos três países da Ásia. De acordo com a rede de tv CNN, pelo menos 315 pessoas morreram.
De acordo com o USGS, Instituto de Pesquisas Geológicas dos EUA, o tremor ocorreu às 06h50 local (00h50 Hora de Brasília) a uma profundidade de apenas 10 km, sob as coordenadas 34.43N e 73.54E, ou aproximadamente a 95 km a norte-noroeste da capital Islamabad, de 524 mil habitantes. Segundo dados coletados, o sismo teve duração de 1 minuto e é o mais intenso já registrado naquela região em um século.
O sismo desta madrugada ocorreu em uma região geológica conhecida por "área de subducção", onde uma placa tectônica desliza abaixo de outra (gráfico acima). O tremor também foi sentido com intensidade na Índia e no Afeganistão e diversos after-shocks (terremotos secundários desencadeados pelo abalo principal) ocorreram na sequencia. O mais forte deles, com intensidade de 5.9 graus Richter ocorreu 30 minutos mais tarde, a 70 km ao leste de Mongaora e a 130 km ao norte de Islamabad, De acordo coma rede CNN, centenas de pessoas morreram no Paquistão, o país mais atingido. Em Rawalpindi, próximo à capital Islamabad, pelo menos uma menina morreu em uma escola que desabou. Em Islamabad, parte da Torre Mergalla, um edifício de 12 andares, caiu com o abalo.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"Deve-se dizer sempre a verdade, mas nem todas as verdades se devem dizer" - Rainha Cristina -