Domingo, 6 nov 2005 - 14h38
Cientistas descobriram que a ionosfera de Marte tem uma terceira camada, além das duas já conhecidas. Ela é volátil, tanto em sua localização como em sua permanência temporária. É composta de gás ionizado e aparece na parte superior da atmosfera do planeta.
Até agora, os especialistas sabiam que a ionosfera do planeta vermelho - que exerce grande atração sobre os cientistas devido à descoberta de indícios de vida - ocupava uma faixa de entre 110 e 130 quilômetros, com duas camadas diferentes.
As novas observações revelaram que existe uma terceira camada, de caráter intermitente, que parece se estender em uma faixa de entre 65 e 110 quilômetros, abaixo das duas outras. A origem desta terceira camada pode estar ligada à ação de restos de meteoritos e à troca de cargas de magnésio e ferro. A ionosfera marciana ajuda a reter as áreas mais baixas da atmosfera de Marte perante a força de ventos solares. Os estudos foram possíveis a partir de dados coletados pela sonda Mars Express. Os resultados da pesquisa, realizada por uma equipe internacional de universidades de Colônia e Munique, na Alemanha, e Stanford, nos Estados Unidos, foram publicados na revista Science. Veja Também: LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2025
"Um dia, quando olhares para trás, verás que os dias mais belos foram os dias em que lutaste" - Freud -