Segunda-feira, 26 fev 2007 - 08h22
O ciclone tropical 15S, batizado de Gamede e ativo ao largo da costa de Madagascar, no oceano Índico, permanece semi-estacionário a noroeste das ilhas Reunião, e ao que tudo indica não deverá atingir a reserva biológica do Parque Nacional de Masoala, no extremo noroeste da ilha africana.
Há 12 horas o sistema de baixa pressão permenece praticamente na mesma posição, sobre as coordenadas 18.3 S e 53.3 E, aproximadamente a 360 km a noroeste do arquipélago francês das Ilhas Reunião e a 410 km da costa de Toamasine, em Madagascar. Até a última sexta-feira, os modelos de previsão mostravam Gamede atingindo a costa do país africano na altura de Masoala, o que colocou em alerta as autoridades de Antanarivo, capital do país. No entanto, novos cálculos mostram que a tormenta não atingirá mais aquela região, mas deverá ter seu rumo alterado em direção sudoeste.
Gamede está praticamente estacionado sobre o Índico, com velocidade de deslocamento menor que 4 km/h em sentido sudoste. Modelos numéricos de previsão, vistos acima, mostram que Gamede deve se deslocar ao longo da costa da ilha de Madagascar, provocando chuvas torrenciais em toda a região leste da ilha, que vai desde o cabo Masoala ao norte, até até Farafangana, ao sul.
O Parque Nacional de Masoala, visto acima, é extremamente rico em sua biodiversidade e um dos únicos lugares do país onde a floresta tropical se encontra com o mar. LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"A avareza e a cobiça do poder não são paixões - são medo." - Carl Ehrensvard -