Quarta-feira, 28 mar 2007 - 11h15
Dados divulgados no dia de ontem por uma das maiores empresas privadas de meteorologia confirmam que o litoral Sul dos EUA será novamente castigado por intensos furações, previstos a se formar na Bacia do Atlântico Norte neste ano. A região já havia sido seriamente atingida em 2005 pelo furacão Katrina.
Ao contrário da tranqüila temporada de 2006, cientistas ligados ao centro confirmam que a Flórida e demais estados norte-americanos, banhados pela costa norte do Golfo do México, deverão receber menos tempestades, mas com maior intensidade. De acordo com Joe Bastardi, meteorologista-chefe do instituto de previsão, não chegaremos nem perto da quantidade de tormentas, mas a intensidade dos fenômenos será uma grande preocupação.
Em 2005 os furacões Rita e Katrina marcaram a temporada. As previsões do instituto de pesquisa concordam com os modelos numéricos. Segundo dados do instituto britânico Tropical Storm Risk, divuldados no início do mês, a temporada terá pelo menos quatro furacões "intensos." Ainda de acordo com Bastardi, toda a região banhada pelo Golfo, incluindo Nova Orleans e outras áreas que ainda estão se reconstruindo, está sujeita à força das tempestades. Na época, o Katrina ceifou a vida de mais de 1.500 pessoas na costa sul dos EUA, e deixou milhares de desabrigados. Os prejuízos chegaram a 50 de bilhões de dólares. A consultoria também afirmou que empresas ligadas à extração e exportação de petróleo e gás serão fortemente afetadas, o que provavelmente elevará o preço dos combustíveis. O Nordeste do país, segundo o cientista, passará os próximos dez anos sendo afetado por tempestades severas. A calma aparente da temporada passada de 2006, que desmentiu a previsão de renomadas universidades, não reverte a tendência de mais tempestades. Em 2005, foram registradas 28 tempestades e 14 furacões, uma temporada um pouco mais ativa que a de 2004. "Estamos vivendo uma época de incertezas climáticas," disse Bastardi. "Estamos em um ciclo onde extremos climáticos são mais normais que a exceção", completou. Veja no Satmap: Foto: Imagem de satélite em 3 dimensões mostra o tamanho do furação Katrina momentos antes de invadir o Golfo do México. Acima o Estado da Flórida. Saiba mais sobre os furacões Clique aqui LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"A avareza e a cobiça do poder não são paixões - são medo." - Carl Ehrensvard -