Quinta-feira, 29 mar 2007 - 09h46
Cientista desenvolve pílula antiarroto para diminuir efeito estufa
Há alguns meses atrás, o Apolo11 publicou uma matéria onde a FAO, Organização das Nações Unidas para a Agricultura e alimentação, situado em Roma, confirmava que o setor pecuarista é atualmente um dos principais responsáveis pela amplificação do Efeito Estufa.
De acordo com o relatório, o setor é o que produz mais gases componentes do efeito, e se comparados a seu equivalente em CO2 (dióxido de carbono), são mais elevados que os produzidos no setor de transportes. O metano, por exemplo, produzido pelo arrôto das vacas, é 23 vezes mais nocivo ao ambiente que o CO2. Considerando-se que uma vaca pode produzir até 500 litros de metano em apenas 1 dia, não é difícil estimar os danos ambientais produzido por 150 milhões de cabeças de gado somente no Brasil.
![]() Mas se depender do cientista Winfried Dockner, da Universidade de Hohenhein, da Alemanha, essa situação pode estar com os dias contados. Dockner apresentou ontem a primeira pílula antiarroto para vacas. Citando relatório da FAO, o cientista confirmou que o arroto dos ruminantes já respondem por 4% das emissões de metano do planeta e como o consumo de carne está crescendo, a tendência do aumento das emissões seria inevitável. Como esse desenvolvimento não pode ser freado, era necessário que alguma providência fosse tomada. A solução criada por Dockner tem o tamanho de uma laranja e foi batizada de Bolus, uma superpílula composta de elementos microbióticos que durante muitos meses se desenvolvem no interior do estômago das vacas, ajudando na digestão. Segundo Dockner, que também é especialista em nutrição animal, para fazer o efeito desejado, a pílula deverá ser usada em conjunto com uma dieta mais rica em gorduras. O metano produzido pelas vacas é formado pela combinação de moléculas de água com dióxido de carbono. Com a técnica desenvolvida por Dockner, ao invés do metano ser expelido, ele seria usado pelo organismo para a produção de glicose. Isso faria as vacas produzirem mais leite, o que além de benéfico para o meio ambiente, seria também economicamente interessante. Dockner acredita que o nível de metano seria reduzido de 4% para até 2%, mas ainda não obteve patrocinadores interessados em sua idéia. Leia Também: Gráfico: Composição dos gases componentes do efeito estufa. Observe que o metano corresponde a 15% do total dos gases. De acordo com o relatório, 4% é produzido pelas atividades pecuárias. LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2025
"Onde é que está a verdade ? perguntou Pôncio Pilatos. E saiu sem esperar a resposta" - Anatole France -