Terça-feira, 14 ago 2007 - 09h43
O Centro Nacional de Furacões dos EUA, NHC, e o Centro Conjunto de Alertas de Tufões, JTWC, estão emitindo alertas três regiões distintas do planeta, que podem receber o impacto de três tempestades muito severas. No Caribe, autoridades norte-americanas já estão monitorando de perto o avanço e fortalecimento da depressão tropical 4, que de acordo com modelos de previsão, deve atingir Porto Rico nas próximas 72 horas, já na qualidade de furacão.
No Havaí, as autoridades locais já colocaram as ilhas da região em estado de emergência devido à aproximação do furacão "Flossie", uma violenta tempestade categoria 3 que deve passar ao sul do arquipélago. A Defesa Civil da região já prepara refúgios para receber possíveis desabrigados, ao mesmo tempo em que as escolas receberam ordens de se manterem fechadas.
Na Ásia, os alertas são devido ao tufão Sepat, em atividade ao leste das Filipinas e que ruma em direção a Taiwan. Segundo dados numéricos de previsão, o sistema de baixa pressão deverá atingir a ilha chinesa com ventos de 190 km/h e rajadas de 234 km/h nesta quinta-feira.
Dados coletados durante a madrugada por um avião caça-furacão mostram que a pressão barométrica dentro da tempestade já é de 100.5 kpa (kilopascais). Gráficos: No topo, modelo de previsão mostra a aproximação da tempestade tropical 4 sobre o Caribe. Na seqüência, cálculo da passagem do furacão Flossie ao sul das ilhas do Havaí. Acima, modelo mostra a previsão de avanço do tufão Sepat, que ruma em direção a Taiwan. LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"O homem é sábio quando procura a sabedoria. Quando pensa que a encontrou é burro." - Talmud -