Segunda-feira, 10 set 2007 - 08h38
Nas primeiras horas da manhã desta terça-feira, um dos mais interessantes fenômenos astronômicos poderá ser visto a partir de diversas regiões brasileiras: o eclipse parcial do Sol. Mesmo sem o esplendor de um eclipse total, onde a Lua Nova encobre totalmente o disco solar, o eclipse de amanhã também não deixa de ser um evento dos mais nobres e interessantes. Principalmente para quem gosta de acordar cedo.
do eclipse para diversas cidades do Brasil A observação deve ser feita por curtos períodos, para permitir um "descanso", aos olhos e evitando prejuízos à visão. Observe por uns 10 a 15 segundos, relaxe por uns 20 segundos e retome a observação. Nunca olhe diretamente para o Sol. Essa repetição ocorre devido a um ciclo natural, conhecido como Saros, que é um período de 18 anos, 11 dias e 8 horas, onde algumas efemérides da Lua fazem com que um eclipse semelhante volte a se repetir. Sendo assim, um eclipse parcial do Sol, igual a este de amanhã, ocorrerá no próximo dia 25 de setembro de 2025.
Como conseqüência teremos um disco solar aparentemente mordido pela passagem da Lua. Outros tipos de eclipses são o anular, também chamado de anelar e o eclipse total. Em ambos os casos a Lua exatamente a frente do disco solar. O eclipse total ocorre com a Lua no perigeu, ou seja, quando está mais próxima da Terra. Neste caso o tamanho aparente do disco lunar encobre totalmente o Sol.
Já o eclipse anular ocorre com a lua próxima ao apogeu. Por estar mais distante do observador, sua dimensão aparenta ser menor e não encobre totalmente o Sol. O resultado é a formação de uma espécie de anel de fogo, daí o nome, anelar. Artes: No topo, foto de um eclipse solar parcial feita com filtro especial. Na seqüência, diagrama mostra a geometria de um eclipse parcial. Acima, imagens mostram os 3 tipos de eclipses solares. LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"O homem é sábio quando procura a sabedoria. Quando pensa que a encontrou é burro." - Talmud -