Sexta-feira, 25 jul 2008 - 09h33
Sem dúvida, a poluição do ar é um dos maiores problemas enfrentados pelos habitantes das grandes cidades e pode reduzir significativamente a performance dos atletas durante as competições esportivas, em especial àquelas que demandam grande esforço físico.
Faltando menos de 30 dias para os Jogos Olímpicos de Pequim, autoridades chinesas introduziram uma série de medidas para melhorar a qualidade do ar durante os jogos e para monitorar a efetividade dessas medidas criaram também uma nova ferramenta de análise e previsão da qualidade do ar. Em Pequim, como em outras grandes cidades, a maior fonte de poluição é aquela gerada pelos veículos automotores e desde o dia 20 de julho severas restrições à circulação foram implantadas na cidade, retirando das ruas 50% dos mais de 3.5 milhões de veículos que rodam diariamente pela capital chinesa. Até o dia 20 de setembro os veículos privados só poderão trafegar em dias alternados e carros com altos níveis de emissão serão banidos das ruas. Para que as medidas anti-poluição tenham o efeito desejado, pesquisadores da agência espacial européia, ESA, e do Centro de Pesquisa Ambiental da universidade de Cambridge, CERC, instalaram na cidade um equipamento batizado de Sistema de Previsão da Qualidade do Ar de Alta Resolução, que permitirá aos chineses monitorar com grande precisão o efeito das medidas implantadas.
"Estamos contentes em implantar o sistema em Pequim e acreditamos que a possibilidade de se prever com precisão a qualidade do ar trará grandes benefício para a cidade", disse David Carruthers, ligado ao CERC. Segundo o pesquisador, o sistema é altamente flexível e desde o dia 8 de julho já está gerando boletins e previsões da qualidade do ar em micro-escala, com resolução de ruas. O resultado da previsão é alcançado pela combinação de medições localizadas, dados de superfície e modelagem numérica. Os dados do modelo regional, chamado Chimera, são fornecidos pelo Instituto de Meteorologia da Holanda enquanto o modelo de micro-escala, ADMS-Urban, é processado pelo CERC. De acordo com Carruthers, futuramente os dados coletados pelo satélite Envisat, da ESA, serão adicionados ao modelo, o que permitirá melhorar ainda mais as previsões de qualidade do ar. Para quem quiser conferir os índices de poluição da capital chinesa é só acessar http://www.beijingairquality.cn/ Fotos: No topo, vista parcial do Estádio Olímpico de Pequim. Crédito: Esa. Acima, aplicativo Satmaps mostra imagens de satélite do local. Clique para navegar sobre a região. LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"O homem é sábio quando procura a sabedoria. Quando pensa que a encontrou é burro." - Talmud -