Quinta-feira, 25 set 2008 - 07h17
Atualização - 10h22Exatamente às 10h10 pelo horário de Braília, a nave chinesa Shenzhou 7 decolou do Centro de Lançamento Satélites de Jiuquan, no deserto de Gobi, levando a bordo os três taiconautas. O lançamento estava previsto para ocorrer entre 08h07 e 09h27, mas foi adiado por alguns minutos pelas autoridades chinesas.
Foto: Crédito CCTV - TV estatal chinesa.
O lançamento está programado para ocorrer entre 08h07 e 09h27 pelo horário de Brasília e será feito através de um foguete Longa Marcha 2F a partir do Centro de Lançamento Satélites de Jiuquan, no deserto de Gobi. De acordo com autoridades chinesas, durante o passeio espacial será lançado um pequeno satélite que deverá filmar as atividades no espaço. Inicialmente, a Agência Espacial Chinesa havia disponibilizado ingressos para quem quisesse assistir o lançamento, mas cancelou a tour alegando a segurança dos turistas, que pagaram 2 mil dólares para assistir o evento. Os tripulantes escalados para a missão serão Liu Boming, Jing Haipeng e Zhai Zhigang, este último o taiconauta eleito para realizar a atividade extraveicular.
De acordo com a CNSA, a a gência espacial chinesa, o traje que será empregado na atividade extraveicular foi projetado para ser usado por até 7 horas consecutivas e foi construído com materiais sintéticos avançados, capazes de resistir ao fogo e à radiação. Jornais chineses dizem que o traje pode conter algum tipo de propulsão, mas especialistas ocidentais não acreditam que os chineses já tenham desenvolvido esse tipo de equipamento. Entre os experimentos programados está o lançamento manual de um pequeno satélite de monitoramento, dotado de uma câmera estereográfica similar à da sonda lunar chinesa Chang'e 1, que fará imagens dos módulos e dos taiconautas. A Shenzhou 7 está equipada com apenas dois painéis solares. Outros dois painéis, normalmente fixados no módulo orbital foram retirados para não atrapalhar as atividades no espaço.
Arte: No topo,concepção artística mostra como será o passeio espacial chinês. Crédito: CNSA. Acima, aplicativo SatMaps mostra o local da base de lançamento no Deserto de Gobi, na China. LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"O homem é sábio quando procura a sabedoria. Quando pensa que a encontrou é burro." - Talmud -