Sexta-feira, 14 nov 2008 - 09h41
Apesar de ser considerado ultrapassado por muitos pesquisadores, o telescópio espacial Hubble continua gerando importantes descobertas científicas e novamente surpreendeu os pesquisadores ao registrar, pela primeira vez, um planeta extrasolar girando ao redor de uma estrela. Estima-se que o objeto tenha três vezes a massa de Júpiter e está localizado a 25 anos-luz de distância, na constelação de Peixes.
Batizado oficialmente como Fomalhaut b, o novo objeto gira ao redor da estrela Fomalhaut e tem sido um forte candidato a planeta desde que um excesso de poeira foi descoberto ao redor da estrela no início de 1980, através de imagens do satélite infravermelho IRAS, da Nasa. O excesso de poeira é um forte indício de formação planetária.
Segundo as observações, o grande anel de fragmentos é similar ao Cinturão de Kuiper, que rodeia nosso Sistema Solar e contém uma grande quantidade de objetos gelados, desde grãos de poeira até os planetas-anões, como Plutão. Em 2005, estudos feitos pela equipe do astrônomo Paul Kalas, da Universidade da Califórnia, mostravam que o anel estava sendo gravitacionalmente modificado por algum planeta existente entre a estrela e a borda interna do anel, mas só agora pode ser comprovado com as recentes imagens do telescópio Hubble, que confirmam um pequeno ponto de luz a 2.9 bilhões de quilômetros no interior do anel. "As observações com o Hubble foram incrivelmente sob medida. Começamos nossos trabalhos em 2001 e finalmente os esforços foram recompensados. Fomalhaut b é praticamente invisível, cerca de 1 bilhão de vezes menos brilhante que a estrela" disse o empolgado astrônomo. O trabalho de Kalas foi publicado na edição de 14 de novembro da revista Science.
O novo planeta é mais brilhante que o esperado para um objeto de três massas jupterianas. Uma das possibilidades levantadas é que Fomalhaut b tenha um anel de gelo e partículas similar a Saturno, que reflete bastante a luz solar. Eventualmente os fragmentos poderiam até se aglomerar e formar luas. Segundo os cálculos o anel ocuparia área similar à região ao redor de Júpiter e suas quatro grandes luas.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"O homem é sábio quando procura a sabedoria. Quando pensa que a encontrou é burro." - Talmud -