Segunda-feira, 24 nov 2008 - 08h48
Normalmente, as mulheres carregam diversos utensílios em suas bolsas. Ali podem ser encontrados desde celular e batom até os mais inimagináveis objetos, como apontadores de lápis, lista de compras, grampos ou ursinhos. Mas uma coisa quase todas têm em comum: nenhuma delas carrega na bolsa uma pistola de graxa, ainda por cima carregada. Nem a mais prevenida das mulheres carregaria consigo um objeto desses!
Mas nem todas as pessoas são iguais e a julgar pela astronauta Heidemarie Stefanyshyn-Piper essa observação é a mais pura verdade. Durante a missão STS-126, realizada em novembro de 2008, Heide, como é conhecida a astronauta, ficou encarregada de realizar uma série de reparos nos painéis solares da Estação Espacial Internacional e para essa missão levou consigo uma pequena bolsa contendo as ferramentas necessárias para a realização dos reparos. O trabalho de Heide, capitã da marinha dos EUA, engenheira mecânica e mestre em ciências, era lubrificar os rotores das juntas dos painéis. Quando o trabalho de Heide iria começar, a astronauta percebeu que uma das pistolas de graxa havia estourado dentro de sua bolsa. Enquanto a especialista limpava aquela sujeira toda, a bolsa contendo duas pistolas, lixas e outros equipamentos simplesmente se soltou de suas mãos e se afastou para longe. Abaixo segue o diálogo da astronauta com o Centro de Controle da Missão, em Houston: Apesar das recomendações da Nasa para que todos os pertences sejam presos e acorrentados, algumas vezes eles se soltam e passam a flutuar e se não forem recuperados a tempo, se perdem no espaço. Apesar do incidente, Heidemarie realizou com maestria seus trabalhos usando uma das pistolas de graxa reserva. Mas a pergunta que fica é: onde, afinal, foi parar a diferente bolsa da astronauta, avaliada em 100 mil dólares?
Veja o vídeo Na noite de 22 de novembro, o veterano observador de satélites Kevin Fetter estava se preparando para registrar mais uma passagem da ISS sobre seu observatório em Brockville, Ontario. Além da ISS, Fetter também tinha interesse em tentar filmar a bolsa perdida de Heidemarie, mas não tinha certeza se conseguiria já que a bolsa havia se tornado um satélite de pequeníssimas dimensões, capaz de refletir pouca quantidade de luz solar. Conforme calculado, na hora marcada o inusitado objeto cruzou o céu e apesar do objeto brilhar como uma estrela de magnitude 8, o experiente Fetter conseguiu registrar facilmente a bolsa-satélite, no momento em que o artefato cruzava a estrela Eta da constelação de Peixes.
Para que você também veja a maleta de ferramentas de Heidemarie flutuando no espaço, você vai precisar de um bom binóculo e da ajuda do nosso aplicativo ApoloTrack, capaz de rastrear dezenas de satélites em tempo real. Acesse o aplicativo e siga as instruções e se conseguir encontrar a Bolsa perdida de Hidemarie, avise a gente!
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"O homem é sábio quando procura a sabedoria. Quando pensa que a encontrou é burro." - Talmud -