Segunda-feira, 1 dez 2008 - 09h05
Se torcida ganha jogo não sabemos, mas se você quiser ver um verdadeiro espetáculo celeste vai ter que torcer bastante para o céu ficar bem limpo nesta noite. É que hoje acontece o ápice de uma tríplice conjunção celeste, a aproximação máxima entre a Lua e aquelas duas grandes "estrelas" que ultimamente apareceram no céu. O espetáculo promete!
As duas "estrelas" são na verdade os planetas Júpiter e Vênus, que a cada dia parecem mais próximos entre si. Vênus é o mais brilhante e sua magnitude atual atinge -4. Depois do Sol e da Lua, Venus é o astro mais brilhante do firmamento. Ao seu lado o planeta Júpiter, o maior do sistema solar, também brilha muito forte com magnitude negativa de 1.6.
Nosso satélite, em fase crescente, estará 15% iluminado e os planetas estarão tão perto dele que bastará o polegar estendido para tapar toda a visão do conjunto. No céu, os três formarão um triângulo isóscele com um astro em cada vértice. O show da tríplice conjunção poderá ser visto de qualquer parte do mundo, por isso não serão poucos os cliques que serão disparados contra o céu!
É isso. As dicas estão dadas. Procure um local adequado e chame os amigos. Faça observações e capriche nas fotos. A natureza colaborou e você não poderá perder essa chance. Bons céus!
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"O homem é sábio quando procura a sabedoria. Quando pensa que a encontrou é burro." - Talmud -