Sexta-feira, 5 dez 2008 - 08h34
Considerada a principal missão de exploração ao Planeta vermelho desde que se iniciaram as viagens espaciais, a sonda robótica Mars Science Laboratory, MSL, teve seu lançamento adiado e agora deverá aguardar até o ano de 2011, quando as posições orbitais da Terra e Marte estiverem novamente favoráveis.
Inicialmente previsto para ser lançado em 2009, o explorador e laboratório MSL é um robô do tamanho de um pequeno automóvel, mas ao contrário do seu antecessor Phoenix, será alimentado a partir de energia nuclear gerada pelo decaimento radioativo do plutônio, o que estenderá sua vida útil para mais de um ano marciano, ou 687 dias da Terra. Segundo o administrador geral da Nasa, Michael Griffin, apesar dos trabalhos estarem progredindo bem o adiamento é necessário, uma vez que surgiram pequenos problemas nos motores do jipe. Isso atrasou em alguns meses a conclusão dos procedimentos, mas o suficiente para perder a janela de lançamento que ocorreria em 2009. "Infelizmente, a janela para lançamentos a Marte só se repetem a cada 26 meses". A janela de lançamento citada por Griffin é a posição orbital entre Marte e a Terra, necessária para reduzir o tempo de viagem e reduzir a quantidade de combustível. Segundo Douglas McCuinston, diretor do programa de exploração de Marte da Nasa, o adiamento da missão acarretará um aumento de 400 milhões de dólares no custo total da operação. De acordo com o executivo, o valor estimado da missão MSL é de 2.2 bilhões de dólares, mas ainda poderá sofrer acréscimos.
De acordo com o JPL, Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, que controla todas as missões planetárias da agência, o MSL será capaz de percorrer mais de 200 metros por dia e um de seus objetivos será o de estudar a radiação cósmica e solar no ambiente marciano e determinar se o planeta tem capacidade de abrigar vida e receber exploradores no futuro.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"O homem é sábio quando procura a sabedoria. Quando pensa que a encontrou é burro." - Talmud -