Quarta-feira, 24 dez 2008 - 08h37
Imagens recebidas nesta manhã e captadas pelo satélite de observação STEREO-B, da Nasa, mostram que um par de regiões ativas está emergindo do limbo do hemisfério sul da estrela. São imensas nuvens de gás quente sopradas do Sol e detectadas no espectro do ultravioleta extremo, provavelmente encobrindo um par de manchas solares ligeiramente abaixo das emissões.
Diferentemente do satélite Soho, que observa o Sol praticamente do mesmo ponto de vista da Terra, o satélite STEREO-B está estacionado sobre o limbo leste da estrela, assim pode registrar dados 3 dias antes que a rotação do Sol permita que sejam vistos ou registrados da Terra. Dessa forma, as imagens mostradas podem ser consideradas um preview do que será captado pelo Soho e mostrado em alguns dias.
Essa diferença espacial faz os satélites verem o Sol a partir de dois ângulos diferentes, permitindo a observação de imagens estereográficas. Em outras palavras, a missão STEREO permite observar o Sol em três dimensões, capacitando os cientistas a estudarem a estrutura e evolução das tempestades solares de maneira mais próxima possível do real. O ângulo formado entre o Sol e os dois satélites cria uma sensação de profundidade, exatamente como faz nosso par de olhos ao focar um objeto.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"O homem é sábio quando procura a sabedoria. Quando pensa que a encontrou é burro." - Talmud -