Quarta-feira, 21 jan 2009 - 09h57
A descoberta de novos planetas extrasolares, também chamados de exoplanetas, está se tornando tão corriqueira que quase todos os meses o Apolo11 noticia o encontro de um novo objeto. Esse aumento no número de descobertas é sem dúvida consequência direta da melhoria dos instrumentos e técnicas de observação, que dia após dia se tornam mais precisos e sofisticados.
Na última semana, astrônomos do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsoniano anunciaram a descoberta de um novo corpo celeste, maior e mais massivo que Netuno, orbitando uma estrela a 120 anos-luz de distância da Terra. Enquanto Netuno tem 3.8 vezes o diâmetro da Terra, o novo planeta, batizado HAT-P-11b é 4.7 maior que nosso planeta e sua massa 25 vezes maior.
A detecção pela técnica do trânsito é particularmente útil, uma vez que o nível da diminuição do brilho é diretamente proporcional ao tamanho do planeta. Além disso, a combinação dos dados do trânsito com as medidas da velocidade radial da estrela feita pelos grandes telescópios permite aos cientistas determinar a massa do planeta. Recentemente, outros planetas do tipo super-Netuno foram descobertos através do método da velocidade radial, mas HAT-P-11b é o segundo desse tipo a ser descoberto através da técnica do trânsito, permitindo determinar com precisão sua massa e tamanho.
Existem indícios de que um segundo planeta orbite o sistema HAT-P-11, mas são necessários mais dados sobre a velocidade radial da estrela para confirmar a existência do planeta e determinar suas propriedades.
"Esperamos que a sonda meça com detalhes as propriedades de HAT-P-11 e seu planeta com a maior precisão possível", disse Robert Noyes, ligado ao instituto Harvard-Smithsoniano. Segundo o astrônomo Gaspar Bakos, ligado à universidade de Harvard e um dos descobridores de HAT-P-11b, existe outro objeto, chamado GJ436b, que foi descoberto através do método da velocidade radial. "A existência de dois planetas para comparar pode ajudar os astrônomos a testar algumas teorias sobre estruturas e formações planetárias.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"O homem é sábio quando procura a sabedoria. Quando pensa que a encontrou é burro." - Talmud -