Terça-feira, 10 fev 2009 - 09h42
Apesar de serem normais nesta época do ano, os incêndios florestais que ocorrem no sudeste da Austrália chamaram a atenção do mundo devido à extensão dos focos e ao grande número de vítimas que têm provocado. Segundo especialistas, a temporada de incêndios é a maior registrada nos últimos 100 anos.
Autoridades australianas informaram que o fogo fora de controle já matou 171 pessoas, mas esse número deve aumentar nos próximos dias. Existem dezenas de desaparecidos e pelo menos 78 pessoas estão internadas. Para agravar a situação, em alguns locais os termômetros registraram 47°C graus devido à intensa onda de calor que atinge o país.
A imagem inferior mostra a mesma cena, vista no comprimento de luz visível, infravermelho e quase-infravermelho. Nela, as regiões consumidas pelas chamas aparecem em tons de tijolos avermelhados, enquanto os pontos de intenso calor - normalmente relacionados à presença de fogo - são destacados em rosa vivo. A fumaça é vista claramente em azul transparente, o que permite ver o solo abaixo.
Na última década a região sofreu diversas secas severas, e no final de janeiro e início de fevereiro deste ano as regiões da Austrália do Sul, Victoria e Nova Gales do Sul também foram paralisadas por uma excepcional onda de calor, tornando as condições ainda mais propícias para o aparecimento de incêndios devastadores, muitos deles disparados por relâmpagos e faíscas .
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"A avareza e a cobiça do poder não são paixões - são medo." - Carl Ehrensvard -