Segunda-feira, 16 mar 2009 - 08h57
Lixo espacial quase colide com Estação Espacial Internacional
Na última semana uma real situação de perigo ocorreu com a tripulação da Estação Espacial Internacional, em órbita da Terra a 350 quilômetros de altitude. O motivo foi uma antiga peça de lixo espacial que cruzou a órbita da Estação e por muito pouco não atingiu a estrutura do complexo orbital, provocando um acidente sem precedentes.
![]() O lixo espacial, de aproximadamente 10 centímetros de comprimento passou a apenas 4.5 quilômetros da Estação Espacial Internacional, ISS, e segundo a agência espacial americana, Nasa, se deslocava a 32 mil quilômetros por hora. A situação foi tão delicada que obrigou os três tripulantes a bordo da ISS a se abrigarem no interior da nave russa Soyuz, acoplada à Estação para retorno à Terra. A evacuação da Estação ocorreu na tarde de quinta-feira (12/mar), mas o alerta aos ocupantes só foi enviado pelo Norad - Comando Americano de Defesa Aeroespacial - na quarta-feira (11/mar) à noite, o que inviabilizou qualquer tentativa evasão de emergência. De acordo com a porta-voz da Nasa, Kelly Humphries, os controladores não tiveram nem tempo de coordenar os preparativos de fuga. "Foi tudo muito rápido. Não tivemos tempo para nada", disse Humphries.
De acordo com Josh Byerly, outro porta-voz da Nasa, nos últimos oito anos a ISS passou por oito riscos de colisão e em todas as vezes seus ocupantes precisaram se abrigar no interior da nave Soyuz, uma espécie de salva-vidas espacial. A nave Soyuz é o carro-chefe do programa espacial russo e é sempre mantida atracada à ISS para a fuga dos astronautas em caso de emergências.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2025
"Onde é que está a verdade ? perguntou Pôncio Pilatos. E saiu sem esperar a resposta" - Anatole France -