Terça-feira, 1 set 2009 - 09h45
Recentemente os telejornais têm mostrado os intensos incêndios florestais que atingem o Estado americano da Califórnia, no oeste dos EUA. Ali, em um único foco mais de 115 mil hectares de florestas já foram consumidos pelas chamas, que já devastaram uma área superior a 140 mil campos de futebol.
Clique para ampliar Em sua maioria os incêndios são provocados pelas temperaturas extremamente elevadas que castigam a região, somadas à baixa umidade relativa e à densa vegetação seca acumulada e não queimada durante décadas. Além disso a Califórnia passa por um prolongado período de seca, o que contribui ainda mais para a propagação das chamas.
Segundo a Defesa Civil dos EUA (FEMA), o Incêndio Estação está fora de controle e já destruiu pelo menos 21 casas e está colocando em risco outras 12 mil residências. Até o presente momento, este é um dos quatro maiores incêndios ocorrido no sul da Califórnia.
Os pontos vermelhos indicam focos de calor provocados pela temperatura extremamente alta registrada na superfície, associada naturalmente aos incêndios florestais. Pela cena é possível ver claramente que os focos se concentram a oeste de Monte Wilson, um dos mais importantes centros de telecomunicações dos EUA. A cena também retrata a fumaça do incêndio Estação soprando em direção nordeste em direção ao Deserto do Mojave e logo abaixo das florestas em chamas a cidade de Los Angeles aparece mergulhada sob nuvens misturadas à fumaça das queimadas.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"O homem é sábio quando procura a sabedoria. Quando pensa que a encontrou é burro." - Talmud -