Segunda-feira, 5 out 2009 - 09h29
Uma das mais importantes tarefas da Estação Espacial Internacional, ISS, é registrar as feições e mudanças observadas na Terra, fornecendo informações cruciais para a compreensão da influência do Homem sobre o meio ambiente. Como não poderia deixar de ser, a Floresta Amazônica é um dos locais mais observados, repleto de surpresas que enchem os olhos.
Clique para ampliar No dia 25 de agosto de 2009, enquanto a ISS orbitava 350 km acima do Estado do Pará, seus tripulantes registraram essa magnífica foto que mostra uma dos mais importantes complexos fluviais da bacia Amazônica: O rio Trombetas e o lago do Erepecu. Corpos de água localizados na Floresta Amazônica são muito escuros quando vistos do espaço, o que pode prejudicar a observação. No entanto, nesta imagem o rio e o lago são vistos extremamente claros e destacados da densa floresta verde, graças a um fenômeno ótico conhecido como sunglint, uma espécie de espelhamento que reflete a luz solar diretamente na câmera fotográfica. Além da imagem das águas, a cena também mostra diversas áreas avermelhadas, indicando a presença humana na Região. Uma delas é Porto Trombetas, um porto fluvial localizado na parte sul do rio, por onde a maior parte da bauxita extraída da região é exportada. Com quase 800 quilômetros de extensão, o Trombetas segue até o Rio Amazonas, a 800 da foz na Ilha de Marajó.
Esses lagos começaram como rios, que escavaram profundamente o solo da Amazônia durante os períodos de maré baixa que seguiram as eras glaciais, há 1.7 milhão de anos. Quando o nível do mar era baixo, o gradiente das cabeceiras de um rio até sua foz no oceano era mais íngreme, o que fazia suas águas correrem mais rapidamente e ajudava a aprofundar seu leito. Nos períodos de aquecimento, no entanto, o nível dos oceanos era maior, reduzindo o gradiente próximo à foz e em muitos casos até invertendo o fluxo das águas.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"O homem é sábio quando procura a sabedoria. Quando pensa que a encontrou é burro." - Talmud -