Quinta-feira, 24 dez 2009 - 08h52
Utilizando câmeras robóticas acopladas a um mini-submarino, pesquisadores da NOAA e da Fundação Nacional de Ciências dos EUA, NFS, registram há alguns dias a mais profunda erupção vulcânica jamais observada. O evento ocorreu no vulcão Mata Ocidental, a 1200 metros abaixo da superfície do oceano Pacífico.
Clique para ampliar A erupção na Oceania, entre as ilhas Fiji, Tonga e Samoa e segundo os pesquisadores foi um evento "espetacular", com grandes bolhas de lava incandescente de quase 1 metro de diâmetro expelidas do leito oceânico. O registro foi tão preciso que até mesmo o som das erupções foram gravados e inseridos nas imagens. Esse é o primeiro vulcão submerso a ser filmado durante a fase de erupção e demorou 25 anos para que os cientistas conseguissem registrar o evento. De acordo com o pesquisador Joseph Resing, diretor-geral para a missão e ligado à Universidade de Washington, Mata Ocidental está expelindo grandes quantidades de lava do tipo boninite, que está entre as mais quentes registradas no período moderno. Para Ken Rubin, geoquímico da Universidade do Havaí e que trabalha junto a Resing no estudo do vulcão, a erupção de boninite fornece uma grande oportunidade de estudar a formação do magma nos vulcões e aprender como a Terra recicla o material onde as placas tectônicas são subduzidas. Segundo os pesquisadores, registros desse tipo de lava foram detectados apenas em vulcões extintos há mais 1 milhão de anos.
Clique para ampliar O vulcão Mata Ocidental (ou West Mata) é uma montanha de aproximadamente 2 mil metros de elevação, localizada sob as coordenadas 15.10S e 173.75 W, no extremo do arco de Tonga. Seu cume está localizado a 1165 metros abaixo do nível do mar, 7 km a oeste de outro vulcão submarino, o Mata Oriental (ou East Mata), ambos descobertos em novembro de 2008.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"O homem é sábio quando procura a sabedoria. Quando pensa que a encontrou é burro." - Talmud -