Segunda-feira, 10 jan 2011 - 10h22
Fitoplânctons são microscópicas plantas marinhas que desempenham papel fundamental na complexa cadeia alimentar dos oceanos. Esses minúsculos organismos vicejam nas águas frias e quando encontram o ambiente adequado florescem, tingindo de verde e azul as águas ricas em nutrientes.
Clique para ampliar Foi exatamente isso o que aconteceu em 21 de dezembro de 2010, exatamente no dia do solstício de verão no Hemisfério Sul. Nesse dia, duas fortes correntes oceânicas na costa da Argentina trouxeram à tona uma gigantesca quantidade de nutrientes e plantas marinhas, provocando uma verdadeira explosão de fitoplânctons nas águas frias do Atlântico Sul. A cena foi registrada pelo satélite de sensoriamento remoto Aqua, da Nasa, através do instrumento MODIS, um espectroradiômetro que captou a imagem em sete diferentes comprimentos de onda.
Como diferentes concentrações de clorofila refletem de forma desigual determinados comprimentos de onda, os cientistas podem estimar com bastante exatidão a abundância de fitoplânctons próximos à superfície e assim determinar as condições ambientais do oceano. Além disso, como diversos tipos de peixes se alimentam desses organismos, a observação de imagens de satélite é uma excelente ferramenta para a localização dos cardumes.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"O homem é sábio quando procura a sabedoria. Quando pensa que a encontrou é burro." - Talmud -