Terça-feira, 24 jul 2012 - 10h28
Uma falha no novo sistema de aproximação impediu que a nave russa Progress M-15M conseguisse se reacoplar junto à Estação Espacial Internacional. A falha ocorreu após uma manobra planejada de desacoplamento, mas foi abortada quando a nave russa estava a apenas 15 km da estação.
O objetivo da operação era permitir aos engenheiros russos testarem o novo sistema de navegação KURS-NA, atualmente em fase de certificação. O novo equipamento é uma versão melhorada do conjunto dos antigos sensores de manobra e uma das principais diferenças é uso de apenas três antenas no lugar das seis usadas atualmente.
A operação de reaproximação e reacoplamento começou às 20h38 BRT de segunda-feira, fazendo com que a Progress se aproximasse a 15 km da ISS. Nesse instante o computador principal da nave entrou no modo de auto-teste e confirmou que a troca de dados entre as duas naves estava ocorrendo como esperado. A aproximação continuou normalmente até às 21h23 BRT, quando um sinal enviado pela Progress indicou uma falha no sistema KURS-NA. Neste momento o computador de bordo colocou a nave em modo de abortagem, instruindo a Progress a se manter em distância de segurança. Às 23h37 BRT a Progress passou a apenas 3.8 km da ISS, quando foi instruída a se afastar novamente a mais 100 km da estação.
Progress M-15M foi lançada em 20 de abril de 2012 e se acoplou à ISS dois dias depois, com o objetivo de entregar suprimentos e equipamentos à Expedição 30 da ISS. De acordo com o planejado a missão deverá durar até 30 de julho quando deverá ceder espaço no pórtico de acoplamento PIRS para a nave Progress M-16M, que deverá ser lançada em 1 de agosto.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"A avareza e a cobiça do poder não são paixões - são medo." - Carl Ehrensvard -