Quarta-feira, 17 mai 2017 - 10h46
Por Rogério Leite
Valles Marineris é uma enorme feição geológica que corre ao longo da superfície de Marte, a leste da região de Tharsis. Ali, em algumas épocas do ano, a região sofre com a ação dos ventos, que formam estranhas e belas paisagens marcianas.
Linhagens de declive recorrentes: ação do vento na paisagem marciana. Crédito: NASA/JPL-Caltech/Univ. of Arizona. Nesta cena, captada pela sonda estadunidense Mars Reconnaissance Orbiter, MRO, vemos o resultado da ação eólica, batizada pelos geólogos espaciais como "linhagens de declive recorrentes", ou RLS, bastante comuns em Valles Marineris. Nesta região marciana, o RSL ocorre geralmente em encostas viradas a leste, estendendo-se desde o terreno pedregoso, à esquerda da foto, até a superfície mais plana, onda acaba por formar depósitos de poeira. Diversos pesquisadores que estudam o solo marciano acreditam que a presença de água pode ter alguma participação na formação dos "fans" como são chamados esses depósitos minerais.
Toda a extensão de Valles Marineris mede mais de 4 mil km. Tem cerca de 200 km de largura e mais de 7 km de profundidade, o que forma o maior cânion conhecido no Sistema Solar, com a exceção do profundo vale submarino de 16 mil km de extensão que forma a Dorsal meso-atlântica. LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"O homem é sábio quando procura a sabedoria. Quando pensa que a encontrou é burro." - Talmud -