Segunda-feira, 25 abr 2022 - 09h36
Por Rogério Leite
Se observar um eclipse solar aqui na Terra já é algo realmente fantástico, de tirar o fôlego, imagine então ver algo simular, mas em Marte! Foi isso que aconteceu recentemente, quando a estranha lua Phobos cruzou o disco solar e foi flagrada pelo jipe-robô Perseverance!
Nos últimos 18 anos diversos eclipses desse tipo foram feitos. Em 2004, Spirit e Opportunity fizeram as primeiras observações. Em 2019 foi a vez do jipe-robô Curiosity gravar um vídeo do evento. A observação dos eclipses marcianos permitem aos cientistas coletarem mais dados que permitem mensurar com alta precisão as mudanças sutis na órbita de Phobos. As interações gravitacionais do satélite puxam o interior profundo do planeta, bem como sua crosta e manto. Assim, estudar o quanto a orbita de Phobos muda ao longo do tempo pode revelar muita coisa sobre a resistência da crosta e do manto marcianos e, portanto, de que tipos de materiais são feitos.
Phobos encontra-se abaixo da órbita síncrona para Marte e dia a dia vai descendo silenciosamente a um ritmo de 1.8 m por século. Desta forma, dentro de 30 a 50 milhões de anos pode ocorrer uma de duas coisas: Phobos pode despencar sobre Marte ou então (o que é mais provável, as forças gravitacionais destruirão o satélite criando um anel rochoso ao redor de Marte. Quem viver, verá! LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"O homem é sábio quando procura a sabedoria. Quando pensa que a encontrou é burro." - Talmud -