Segunda-feira, 25 jul 2022 - 10h56
Por Rogério Leite
Um fragmento pra lá de estranho foi descoberto pelas câmeras do jipe-robô Perseverance, que estuda a superfície do planeta desde fevereiro de 2021. O objeto se parece com uma planta ou barbante e está intrigando os cientistas da missão.
O intrigante fragmento foi fotografado em 12 de julho de 2022 e depois de quatro dias desapareceu. Embora existam hipóteses bastante satisfatória para explica o que seria o fragmento, nenhum dos pesquisadores arrisca um palpite. O pequeno o"objeto" já foi descrito na internet como um espécie de "planta do deserto" ou "linha de pesca enrolada", mas obviamente nenhuma dessas hipótese faz qualquer sentido. De acordo com os cientistas do Laboratório de Propulsão a Jato, da Nasa, o JPL, a explicação mais lógica é que se trata dos restos de um dos componentes utilizado durante a fase de pouso do explorador.
Segundo o comunicado do JPL, provavelmente, o vento soprou naquela região e levou consigo o objeto. Fato semelhante já havia acontecido com um pequeno pedaço de manta térmica avistado em junho de 2022. Presume-se que esse objeto pode ter saído do sistema de pouso por retrofoguetes. Em nota, a Nasa explica que O acúmulo de "lixo" deixado pelo Perseverance é considerado um pequeno preço a se pagar pelos objetivos científicos do robô: buscar sinais biológicos de possíveis formas de vida microbiana. Além disso, algum dia no futuro, alguns desses objetos poderão se transformar em valiosos artefatos para os futuros colonos de Marte. Pensando dessa forma, dentro de cem ou duzentos anos os futuros colonizadores coletarão diversos desses materiais remanescentes para expor em museus ou então poderão transformá-los em tesouros históricos, de um tempo que o ser humano ainda buscava chegar ao Planeta Vermelho. LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"A avareza e a cobiça do poder não são paixões - são medo." - Carl Ehrensvard -