Quarta-feira, 16 nov 2022 - 10h47
Por Rogério Leite
À Lua e além! Nasa lança com sucesso missão Artemis rumo à Lua. Veja o vídeo
Após de uma série de adiamentos, a NASA lançou com sucesso seu poderoso foguete SLS, com o objetivo de enviar a cápsula Orion na orbita da Lua. O lançamento ocorreu na madrugada de quarta-feira e marcou a primeira etapa da missão Artemis, que levará os astronautas novamente à Lua em 2025.
O lançamento ocorreu às 03h47 pelo Horário de Brasília, a partir da tradicional plataforma 39B do complexo de lançamentos do Kennedy Space Center, Na Flórida. Ao final da contagem regressiva, a ignição dos propulsores ergueu carinhosamente o po eroso foguete SLS, ao mesmo tempo em que a gigantesca coluna de fogo gerada pelos propulsores de combustível sólido iluminava a base de lançamentos.
A cada instante o foguete ganhava altura, consumindo centenas de toneladas de combustível necessárias para acelerar a máquina cada vez mais rápido. ![]() Foguete SLS decola da Flórida, EUA, rumo à Lua, em 16 de novembro de 2022.
Oito minutos após a partida e já ter atingido a velocidade de 24 mil km/h, a NASA confirmou o corte dos motores principais, após esgotamento completo dos tanques de combustível líquido. Nesse instante o núcleo principal se desprende do módulo de propulsão criogênica, o ICPS, colocando a Orion na orbita da Terra. 52 minutos depois do lançamento foi a vez do estágio ICPS entrar em ação, disparando os foguetes por 20 segundos, tempo necessário para elevar a altitude de perigeu do conjunto, em preparação à crítica fase da injeção translunar, que arremessou a Orion, ainda atracada ao módulo ICPS, na direção da Lua. A próxima etapa da missão Artemis 1 ocorreu duas horas após o lançamento do foguete SLS, quando a cápsula Orion se desprendeu finalmente do módulo ICPS e passou a ser propelida unicamente pelo Módulo de Serviço, projetado pela Agência Espacial Europeia.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos, se não tiver amor, nada serei" - 1 Coríntios 13,1 -