Procure no Apolo11
Quarta-feira, 16 nov 2022 - 10h47
Por Rogério Leite

À Lua e além! Nasa lança com sucesso missão Artemis rumo à Lua. Veja o vídeo

Após de uma série de adiamentos, a NASA lançou com sucesso seu poderoso foguete SLS, com o objetivo de enviar a cápsula Orion na orbita da Lua. O lançamento ocorreu na madrugada de quarta-feira e marcou a primeira etapa da missão Artemis, que levará os astronautas novamente à Lua em 2025.

Assista ao vídeo

O lançamento ocorreu às 03h47 pelo Horário de Brasília, a partir da tradicional plataforma 39B do complexo de lançamentos do Kennedy Space Center, Na Flórida.

Ao final da contagem regressiva, a ignição dos propulsores ergueu carinhosamente o po eroso foguete SLS, ao mesmo tempo em que a gigantesca coluna de fogo gerada pelos propulsores de combustível sólido iluminava a base de lançamentos.

Continua após a publicidade


A cada instante o foguete ganhava altura, consumindo centenas de toneladas de combustível necessárias para acelerar a máquina cada vez mais rápido.

Foguete SLS decola da Flórida, EUA, rumo à Lua, em 16 de novembro de 2022.
Foguete SLS decola da Flórida, EUA, rumo à Lua, em 16 de novembro de 2022.


Dois minutos após a ignição e terem esgotado 725 toneladas de combustível cada um, o propulsores se separaram do núcleo principal do foguete. Nesse momento o corpo principal do SLS passou a ser impulsionado pelos 4 motores RS-25 montados na base do foguete, acelerado neste momento a 5500 km por hora.

Oito minutos após a partida e já ter atingido a velocidade de 24 mil km/h, a NASA confirmou o corte dos motores principais, após esgotamento completo dos tanques de combustível líquido. Nesse instante o núcleo principal se desprende do módulo de propulsão criogênica, o ICPS, colocando a Orion na orbita da Terra.

52 minutos depois do lançamento foi a vez do estágio ICPS entrar em ação, disparando os foguetes por 20 segundos, tempo necessário para elevar a altitude de perigeu do conjunto, em preparação à crítica fase da injeção translunar, que arremessou a Orion, ainda atracada ao módulo ICPS, na direção da Lua.

A próxima etapa da missão Artemis 1 ocorreu duas horas após o lançamento do foguete SLS, quando a cápsula Orion se desprendeu finalmente do módulo ICPS e passou a ser propelida unicamente pelo Módulo de Serviço, projetado pela Agência Espacial Europeia.


Chegada à Lua
A Orion deve chegar à Lua em 22 de novembro, quando passará a apenas 96 km de distância da superfície, seguindo em direção ao ponto mais distante da orbita, a 64 mil km da face oculta da Lua.

Retorno à Terra
A cápsula passará 10 dias orbitando a Lua, antes de preparar seu retorno à Terra no dia 11 de dezembro, quando mergulhará no Oceano Pacífico na altura da costa da Califórnia.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Diplomacia é lembrar o aniversário de uma mulher e esquecer a sua idade" - Kennet Keating -