Procure no Apolo11
Segunda-feira, 1 mar 2021 - 12h40
Por Rogério Leite

Amazonia 1: Primeiro satélite totalmente brasileiro entra em orbita

A Agência espacial indiana lançou na madrugada de domingo, 28 de fev de 2021 o Amazonia 1, primeiro satélite de sensoriamento remoto totalmente projetado, integrado, testado e operado pelo Brasil. Equipado com câmeras grande angulares multibanda, o Amazonia 1 irá integrar o Projeto DETER, fornecendo imagens com 64 metros de resolução. Assista ao vídeo!

O lançamento ocorreu a partir do Centro Espacial de Satish Dhawan, SHAR, localizado em Sri hari kota, na Índia, à 01h54 BRT (horário de Brasília). Junto do Amazônia 1 foram colocados em orbita mais 18 artefatos, entre eles Sindhu Netra, da Índia e Nanoconnect-2, dos EUA, além de uma série de 12 microsats SpaceBee, também dos EUA.

O lançamento ocorreu sem problemas e foi feito pelo veículo lançador indiano PSLV-C51 (Polar Satellite Launch Vehicle), um foguete de 4 estágios e 45 metros de altura, capaz de colocar satélites em orbita polar a 752 km de altitude.

Continua após a publicidade


Quinze minutos após a separação do segundo estágio o Amazônia 1 se separou do foguete principal, abriu os painéis solares e realizou a primeira manobra de estabilização em relação à Terra.

Amazonia 1
O Amazonia 1 é um satélite de órbita polar, que orbita a Terra a 753 km de altitude.

Devido a esse tipo de orbita ter característica helio-sincrona, o Amazonia 1 passará sobre o mesmo ponto da Terra exatamente no mesmo horário solar, o que significa que fará imagens do mesmo ponto do planeta sempre na mesma hora, permitindo imagens comparativas consecutivas.

Para fazer as imagens o satélites está equipado com câmeras grande angulares multiespectrais dentro da luz visível e também no espectro do infravermelho próximo, gerando faixas de imagens de 850 km de comprimento com resolução de 64 metros por pixel.

Esta características permitem valiosa aplicações em áreas que necessitem de resposta rápida, como detecção de focos de incêndio, alagamentos e desastres naturais.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Eu achava que a política era a segunda profissão mais antiga. Hoje vejo que ela se parece muito com a primeira" - Ronald Reagan -