Procure no Apolo11
Quinta-feira, 30 mar 2023 - 10h16
Por Rogério Leite

Astrônomos confirmam a mais intensa explosão de raios gama já observada no Universo

Utilizando satélites da NASA, cientistas europeus confirmaram terem detectado a mais poderosa emissão de radiação gama já observada. O pulso iluminou toda a galáxia e liberou em poucos minutos mais energia que o Sol é capaz de gerar em 10 bilhões de anos.

Imagem registrada pelo satélite SWIFT, da NAS, mostra a intensa explosão de raios gama, ocorrida a 2 bilhões de anos-luz da Terra. De tão forte, a emissão foi batizado de BOAT, sigla em inglês que significa 'A Mais Brilhante de Todos os Tempos' (Brightest Of All Time).
Imagem registrada pelo satélite SWIFT, da NAS, mostra a intensa explosão de raios gama, ocorrida a 2 bilhões de anos-luz da Terra. De tão forte, a emissão foi batizado de BOAT, sigla em inglês que significa 'A Mais Brilhante de Todos os Tempos' (Brightest Of All Time).

Batizado de GRB 221009A, de tão forte a emissão foi apelidada de BOAT, sigla em inglês que significa "A Mais Brilhante de Todos os Tempos" (Brightest Of All Time).

Segundo os astrônomos, a explosão espetacular foi detectada em 9 de outubro de 2022, através de imagens coletadas pelo satélite SWIFT, da NASA, um observatório espacial projetado especialmente para detectar erupções de raios gama que acontecem no Universo.

Continua após a publicidade


De acordo com Phil Evans, líder da equipe do Projeto SWIFT junto à Universidade de Leicester, no Reino Unido, a explosão ocorreu a dois bilhões de anos-luz da Terra e iluminou toda a poeira espalhada na Via Láctea. "Um pulso dessa magnitude é tão raro de ser observado que não há registro de algo semelhante nos últimos 1000 anos. Foi muita sorte nossa ter detectado um evento tão intenso".

O que é um Pulso de Raios Gama
Um pulso de raio gama, ou GRB (Gamma Ray Burst, da sigla em inglês) ocorre quando uma gigantesca estrela morre e colapsa para dentro de si. Esse evento produz um pulso de energia tão forte que por alguns minutos torna esse objeto a fonte mais luminosa do Universo. Segundo os astrofísicos, processo semelhante também parece ocorrer nos buracos negros.

Halo galáctico
Durante o BOAT, a emissão iluminou toda a poeira cósmica em suspensão na Via Láctea e criou uma espécie de espalhamento luminoso na forma de anéis coloridos. Para Evans, embora belo ao ser observado, essa interferência representa um desafio aos cientistas, pois prejudica a análise dos dados coletados durante a explosão. Por outro lado, a iluminação da poeira também permitirá um estudo mais detalhado do material que compõe as enormes nuvens de poeira em nossa galáxia.

Supernova e GRB
O pulso de raios gama produzido pelas estrelas no momento da morte é a mais intensa manifestação energética que acontece no Universo. O processo é bem conhecido dos cientistas e ocorre quando uma estrela dez vezes mais densa que nosso Sol desmorona sobre si mesma, momento em que ejeta sua camada externa no espaço. Isso transforma a outrora gigantesca estrela em um objeto extremamente denso e pequeno, do tamanho de uma cidade e que gira em velocidade muito elevada sobre seu próprio eixo.

Todo esse processo de destruição leva cerca de 1 dia - tipicamente 20 minutos - e é acompanhado de um intenso flash observável de qualquer parte do Universo e que pode ser registrado em diversos comprimentos de onda, principalmente no espectro dos raios gama. Essa violenta explosão é conhecida como Supernova.

De acordo com o conhecimento atual, se a densidade do pequeno e massivo objeto remanescente for igual ou superior a 3 massas solares, esse objeto dará origem a um buraco negro.

Buracos Negros Rotativos
Apesar de ser típico de estrelas em colapso, algumas vezes esse descomunal flash também tem origem nos buracos negros rotativos, que ao girarem rapidamente sugam a matéria à sua volta e lançam ao espaço um fino feixe de energia muito alta, que se propaga em grande velocidade.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Pode-se enganar todo mundo o tempo todo, se a campanha estiver certa e a verba for suficiente" - Joseph E. Levine -