Procure no Apolo11
Quinta-feira, 26 jan 2023 - 10h54
Por Rogério Leite

Atenção: Asteroide do tamanho de um ônibus deve raspar a Terra nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira um asteroide recém-detectado deverá passar muito perto do nosso planeta, bem abaixo da altura da maioria dos satélites artificiais. O objeto foi descoberto no sábado, dia 21, e terá sua máxima aproximação acima do extremo sul da América do Sul.

Batizado de 2023 BU, a rocha se desloca a 9,26 km/s e tem tamanho estimado em 5,5 metros, com massa de cerca de 196 toneladas. Embora a possibilidade de choque contra a Terra ser completamente descartada, caso acontecesse o impacto liberaria energia equivalente a duas toneladas de TNT.

De acordo com dados fornecidos pelo Centro de Propulsão a Jato da NASA, o JPL, e divulgados em nossa página de monitoramento de asteroides, a aproximação máxima de 2023 BU ocorrerá às 21h08 BRT (Hora de Brasília), quando passará a apenas 9945 km de altitude do centro da Terra, ou 3567 km acima da superfície, uma altitude extremamente baixa quando comparada aos satélites artificiais em orbita do planeta.

Continua após a publicidade


Orbita de 2023 BU mostra que a rocha passará 10 vezes mais perto do ponto onde se localizam os satélites geoestacionários.
Orbita de 2023 BU mostra que a rocha passará 10 vezes mais perto do ponto onde se localizam os satélites geoestacionários.

2023 BU foi descoberto por Gennadiy Borisov, descobridor do segundo cometa interestelar conhecido. Segundo o cientista, é animador saber que um objeto tão pequeno pode ser descoberto há apenas cinco dias antes da aproximação máxima. Desde a primeira observação, Borisov já havia notado que 2023 BU não seria grande o suficiente para ser considerado um perigo mais sério, ainda assim o objeto passou a ser rastreado pelo sistema Scout, da NASA, que de fato constatou ser uma rocha sem potencial de risco significativo.

Para Borisov, detectar um objeto próximo rapidamente em rota próxima de colisão é um alento quando se pensa em defesa planetária. Cinco dias certamente não seriam suficientes para enviar um impactador pesado ou uma arma nuclear para desviar uma ameaça real, mas seria suficiente para a evacuação de possíveis áreas de impacto.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Diplomacia é lembrar o aniversário de uma mulher e esquecer a sua idade" - Kennet Keating -