Procure no Apolo11
Quarta-feira, 11 jan 2023 - 10h10
Por Rogério Leite

Atividade solar atinge níveis altos com chance de explosões nas próximas 48 horas

Imagens de satélites e dados observacionais mostram que a atividade solar atingiu níveis bastante elevados, com emissões eletromagnéticas de raios-x chegando ao nível X1 nas últimas 24 horas. Diversas manchas são visíveis na face solar, algumas faceadas em direção à Terra.

Imagem registrada pelo satélite de Observação da Dinâmica Solar SDI, da NASA, mostra a feição do Sol em 11 de janeiro de 2023.
Imagem registrada pelo satélite de Observação da Dinâmica Solar SDI, da NASA, mostra a feição do Sol em 11 de janeiro de 2023.

Nas últimas 24 horas, uma pequena mancha solar surgiu no limbo leste do norte da estrela e produziu um intenso flare de raios-x classificado no nível X1. Batizada de Região Ativa AR3186, a feição foi a região mais ativa nas últimas horas e também fonte de outros flares ligeiramente menores de classe C.

A imagem acima mostra o disco solar observado nas primeiras horas dessa quarta-feira, 11 de janeiro de 2022. Pela imagem é possível verificar a existência de diversas regiões ativas, com destaque para AR3182 no centro da estrela e AR3186, situada no limbo nordeste. (Nas imagens astronômicas o oeste fica do lado esquerdo da cena).

Continua após a publicidade


Panorama Solar
Embora bastante ativa, AR3182 ainda permanece bastante reduzida, o que impede uma análise mais profunda do comportamento esperado, mas modelos computacionais de linhas magnéticos sugerem que a feição tem características do tipo Delta, com umbras de polaridade mista dentro da área penumbral principal. Além do flare de Classe X1, a região também foi a fonte de estreitas ejeções de massa coronal (EMC) que não devem atingir a Terra, já que a região não está faceada em relação à Terra, ou seja, não está geoefetiva.

Por outro lado, a região AR3181 cresceu em cobertura e se espalhou na extensão heliográfica. A região estava instável no início do período e foi a fonte de explosões solares de classe C e classe M enquanto ainda tinha uma configuração magnética do tipo delta.


Medições no espectro dos raios-x mostra os flares solares que atingiram o limiar do Nível X. A escala da esquerda indica a potência instantânea equivalente descarregada no topo da atmosfera.
Medições no espectro dos raios-x mostra os flares solares que atingiram o limiar do Nível X. A escala da esquerda indica a potência instantânea equivalente descarregada no topo da atmosfera.

Devido ao tamanho, a região AR3182 é a que mais se destaca na cena e sofreu alguma diminuição de tamanho, mas ainda mantém a configuração magnética bipolar. Em 6de janeiro AR3182 foi responsável por uma violenta explosão solar que também atingiu a magnitude X1. Na ocasião, o pulso eletromagnético iluminou o topo da atmosfera da Terra e provocou blecaute de radiopropagação sobre o oceano Pacífico e Austrália, causando forte instabilidade em equipamentos de sinalização em ondas longas e em comunicações por ondas curtas abaixo de 10 mHz.


Previsão Solar
De acordo com dados do Centro de Previsão do Clima Espacial dos EUA, SWPC, a previsão é que a atividade solar provavelmente permanecerá moderada nos próximos dias, com probabilidade de flares de classe M e chance de eventos energéticos de classe X entre 11 e 13 de janeiro, principalmente devido à probabilidade de explosões solares oriundas das regiões 3181, 3182, 3184 e 3186.

Veja o Sol e acompanhe a Atividade Solar
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A Justiça sem força e a força sem justiça: desgraças terríveis" - Joubert -