Procure no Apolo11
Segunda-feira, 12 abr 2021 - 09h39
Por Rogério Leite

Drone Ingenuity entra em modo de proteção e voo inédito em Marte é adiado

A agência espacial estadunidense, NASA, confirmou que o helicóptero Ingenuity, que deveria decolar do aeroporto de Marte, apresentou problemas e entrou em modo de proteção. Nova data do voo será marcada possivelmente na quarta-feira, 14.

Drone Ingenuity sobre o solo marciano registrado pelo rover explorador Perseverance, em 9 de abril de 2021.
Drone Ingenuity sobre o solo marciano registrado pelo rover explorador Perseverance, em 9 de abril de 2021.

O problema apresentado pelo drone Ingenuity ainda está sendo estudado, mas sabe-se que a aeronave entrou em modo de proteção na sexta-feira, quando os engenheiros acionaram os rotores pela primeira vez durante uma sequencia de testes e o computador de bordo comutou entre os modos pre-flight e flight (pre-voo e voo).

Segundo a NASA, no momento da comutação os sistemas de bordo receberam um sinal de alerta da unidade de controle conhecida como "Watchdog" e entraram imediatamente em suspensão. A unidade Watchdog (cão de guarda) é a responsável por vigiar todos as operações e envia sinais de reset caso algum deles apresente falha ou não envie dados telemétricos dentro do tempo estimado.

Continua após a publicidade


Watchdogs
Os watchdogs são usados desde o início da era espacial e inicialmente tinham a função de resetar os sistemas de radiocomunicação caso alguma falha de contato perdurasse por muito tempo. Com o passar dos anos e aumento da complexidade, as funções checadas pelos módulos watchdog ganharam mais responsabilidades e atualmente fazem todo o trabalho de inspeção a bordo de uma nave ou foguete.


Nova data para o voo
Ainda não há uma data marcada para o voo, mas possivelmente na quarta-feira haverá um comunicado sobre o assunto. De acordo com a NASA os dados telemétricos confirmam que o Ingenuity passa bem e a equipe está debruçada no estudo que ocasionou a falha detectada.

Aguarde cenas do próximo capitulo.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Servidores públicos são como livros numa estante: Quanto mais altos nas prateleiras, menos servem" - Paul Masson -