Procure no Apolo11
Terça-feira, 14 mai 2024 - 10h16
Por Rogério Leite

Entenda a causa dos abalos sísmicos sentidos no Rio Grande do Sul

Como se não bastassem os intensos alagamentos que castigam a maior parte do Rio Grande do Sul, moradores da região da Serra Gaúcha tem também observado uma série de abalos sísmicos, possivelmente disparados pela grande quantidade de água acumulada sobre grandes áreas alagadas.

Mapa mostra a localização dos abalos observados na Serra Gaúcha em 13 de maio de 2024.
Mapa mostra a localização dos abalos observados na Serra Gaúcha em 13 de maio de 2024.

Os abalos sísmicos foram registrados na madrugada de segunda-feira, dia 13 de maio de 2024, e diversos moradores contaram nas redes sociais que a percepção era de que as casas tremeram, com relatos de fortes barulhos e muitos estalos.

Abalos Sísmicos
No total, foram registrados quatro eventos sísmicos. O primeiro ocorreu à 01h48 nas proximidades da cidade de Bento de Gonçalves e segundo a Rede Sismográfica Brasileira atingiu 2.4 magnitudes. Alguns minutos depois, às 02h37, outro evento, dessa vez de 2,3 magnitudes foi sentido em Pinto Bandeira. Alguns minutos depois, Caxias do Sul também registro dois eventos, o primeiro às 02h58 com magnitude e os segundo 03h03, ambos com magnitude estimada em 2.8.

Continua após a publicidade


Embora os eventos observados tenham chamado a atenção da população local, é importante destacar que esses sismos não tem ligação com a movimentação de placas tectônicas, que geralmente provocam terremotos de grande intensidade.


Acomodações do Solo
Os abalos observados na Serra Gaúcha são, provavelmente, provocados pela acomodação natural do solo, que recebeu um volume de água absurdamente alto nos últimos dias. O acúmulo dessa água, misturada aos sedimentos transportados aumentou significativamente o peso sobre áreas já instáveis, repletas de vãos compartimentos ocos abaixo da superfície.

Com o aumento da pressão sobre essas áreas instáveis, em dado momento ocorre a ruptura do terreno, com o consequente colapso da estrutura. O resultado é um violento abalo abaixo da superfície, geralmente poucos metros abaixo do nível do solo.

Abalos sísmicos por acomodação de solo são muitos comuns no Brasil e respondem pela grande maioria dos eventos registrados no país.

Embora causem apreensão, esse tipo de tremor não tem potencial para causar danos e raramente ultrapassam 3 magnitudes.


Nota Oficial
Em nota divulgada sobre os eventos ocorridos na Serra Gaúcha, a prefeitura de Caxias do Sul afirmou que esses abalos não representam riscos à população. De acordo com o diretor de Gestão Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), geólogo Caio Torques, o que está acontecendo na região é realmente a acomodação das camadas de rocha subterrâneas. Segundo Torques, esse fenômeno já foi registrado anteriormente no município.

Previsão de Sismos na Serra Gaucha
Embora esses tremores sejam de baixa intensidade, não se pode descartar a possibilidade de outros tremores na região da Serra Gaucha, já que as acomodações de terra devem acontecer ainda durante algum tempo devido ao grande volume de água sobre parte da região.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Quanto mais uma pessoa compreende a seriedade da vida, melhor dela se pode rir" - Schopenhauer -