Terça-feira, 14 mai 2024 - 10h16
Por Rogério Leite
Como se não bastassem os intensos alagamentos que castigam a maior parte do Rio Grande do Sul, moradores da região da Serra Gaúcha tem também observado uma série de abalos sísmicos, possivelmente disparados pela grande quantidade de água acumulada sobre grandes áreas alagadas.
Mapa mostra a localização dos abalos observados na Serra Gaúcha em 13 de maio de 2024. Os abalos sísmicos foram registrados na madrugada de segunda-feira, dia 13 de maio de 2024, e diversos moradores contaram nas redes sociais que a percepção era de que as casas tremeram, com relatos de fortes barulhos e muitos estalos.
Embora os eventos observados tenham chamado a atenção da população local, é importante destacar que esses sismos não tem ligação com a movimentação de placas tectônicas, que geralmente provocam terremotos de grande intensidade.
Com o aumento da pressão sobre essas áreas instáveis, em dado momento ocorre a ruptura do terreno, com o consequente colapso da estrutura. O resultado é um violento abalo abaixo da superfície, geralmente poucos metros abaixo do nível do solo. Abalos sísmicos por acomodação de solo são muitos comuns no Brasil e respondem pela grande maioria dos eventos registrados no país. Embora causem apreensão, esse tipo de tremor não tem potencial para causar danos e raramente ultrapassam 3 magnitudes.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"A guerra nada mais é que a continuação da política por outros meios" - Karl von Clausewitz -