Procure no Apolo11
Segunda-feira, 17 jan 2022 - 10h05
Por Rogério Leite

Erupção em Tonga produziu maior onda de choque já vista do espaço

A incrível potência da erupção vulcânica ocorrida em Tonga teve efeitos dramáticos em todo o planeta. Tsunamis foram observados em mais de 140 localidades e cerca de 200 mil raios foram detectados próximos ao vulcão. Satélites geoestacionários registraram o momento da explosão, seguida da maior onda de choque já vista do espaço.

A fantástica erupção ocorreu no vulcão Hunga-Tonga Hunga-Ha apai, às 04h30 UTC (01h30 BRT) de sábado, 15 de janeiro de 2022, próximo à ilha polinésia de Tonga. A erupção foi tão violenta que elevou o nível do mar a mais de 60 metros ao redor do cume e lançou cinzas e material piroclástico a mais de 30 km de altura. A impressionante onda de choque gerada foi das mais intensas já observadas e se propagou na atmosfera por todo o planeta.

Continua após a publicidade


Na América do Sul, a passagem da onda de choque foi registrada por satélites geoestacionários e pode ser vista entrando no continente às 13h40 UTC (10h40 BRT) a partir do sudoeste no sentido nordeste. Às 15h50 a onda passa por São Paulo e deixa o continente às 16h50 UTC (13h50 BRT).


Momento da erupção vulcânica de 15 de janeiro de 2022, ocorrida em Tonga, na Polinésia. Imagem feita pelo satélite geoestacionário GOES-17.
Momento da erupção vulcânica de 15 de janeiro de 2022, ocorrida em Tonga, na Polinésia. Imagem feita pelo satélite geoestacionário GOES-17.

Pessoas em locais tão distantes quanto a Austrália e do outro lado do oceano, no Alasca e no Canadá, ouviram o estrondo sônico. Barômetros distribuídos em diversos cantos do mundo também registraram a onda de pressão produzida pela explosão no Pacífico Sul.


Tsunamis
Diversas ilhas do oceano Pacífico sul, além de praias da Nova Zelândia, Austrália, Japão, oeste dos Estados Unidos, Peru, Chile, entre outras áreas litorâneas registraram tsunamis após a violenta erupção do vulcão submarino.

Erupção anterior
Na quinta-feira, dois dias antes do evento principal, o vulcão já havia entrado em erupção às 15h12 UTC (11h12 BRT), após uma aumento significativo da atividade sísmica registrada no arquipélago. Na erupção de quinta-feira o vulcão arremessou denso material piroclástico e lançou cinzas vulcânicas a mais de 17 mil metros de altura.


Nova erupção
O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico (PTWC) emitiu o último boletim às 02:46 UTC de domingo (23h46 de sábado no Brasil) , encerrando os avisos, mas algumas horas depois emitiu novo alerta informando que dados do nível do mar no porto de Pago Pago, Samoa Americana) estavam registrando ondas de 36 centímetros de amplitude, o que poderia significar outra explosão em Tonga já que não havia qualquer outro evento em andamento com energia suficiente que pudesse explicar esse novo evento.


Onda de Choque
Onda de choque se forma quando propriedades como velocidade, pressão, temperatura ou densidade de um gás variam de maneira abrupta e quase descontínua e que se desloca com velocidade maior que a velocidade do som. Essa forte ruptura provoca um aumento de pressão no meio em que se propaga, gerando uma onda de choque que também recebe o nome de estrondo sônico.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"O arado, a espada são extensões da mão; o microscópio, dos olhos; mas um livro é algo mais: é uma extensão da memória, do comhecimento" - Jorge L. Borges -