Procure no Apolo11
Segunda-feira, 8 ago 2022 - 09h37
Por Rogério Leite

Estrela-salame tem manchas e filamentos, mas não passa de um aperitivo apimentado

Um foto recém publicada por um cientista de renome causou espanto na internet. A imagem mostra o que seria a superfície da estrela Proxima Centauri, registrada pelo telescópio espacial James Webb. A cena revelava detalhes jamais vistos de uma estrela diferente do Sol, com detalhes tão impressionantes que até mesmo especialistas ficaram impressionados.

Estrela-Salame 'registrada' pelo cientista Étienne Klein.
Estrela-Salame 'registrada' pelo cientista Étienne Klein.

A foto foi publicada pelo pesquisador Étienne Klein, chefe do departamento de pesquisa da Comissão Francesa de Energia Atômica, que por sua credibilidade não havia sido questionada de imediato. Em poucas horas o post de Klein já havia atingido mais de 40 mil visualizações.

O problema da foto é que ela não era uma imagem capturada pelo telescópio James Webb e nem mesmo a estrela Proxima Centauri era a retratada. Na realidade, a foto era um retrato de um salame do tipo chouriço ibérico.

Continua após a publicidade


Após ter sido publicada em diversos sites e perfis científicos e não ter sua autenticidade confirmada, Klein veio a público desfazer a confusão que havia criado. O cientista se desculpou pela pegadinha e disse que a postagem foi uma forma de questionar a credibilidade que o post de especialistas têm nas redes sociais e também o que ele considera uma frágil verificação de conteúdo.

"Diante de alguns comentários, sinto-me obrigado a esclarecer que a postagem que mostra uma suposta foto da Proxima Centauri foi uma forma de diversão. O objetivo é desconfiar sempre, tanto de argumentos de autoridades quanto da eloquência espontânea de certas imagens", escreveu o cientista, que completou: "De acordo com a cosmologia contemporânea, não existe qualquer objeto pertencente à gastronomia espanhola, exceto aqui na Terra".

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Diplomacia é lembrar o aniversário de uma mulher e esquecer a sua idade" - Kennet Keating -