Procure no Apolo11
Sexta-feira, 24 mar 2023 - 09h19
Por Rogério Leite

Forte tempestade geomagnética atinge o planeta neste fim de semana

Uma intensa tempestade geomagnética de grande intensidade está em andamento no planeta desde a tarde de quinta-feira e nas últimas horas se fortaleceu de modo impressionante, com chances de provocar anomalias em sistemas elétricos e panes em dispositivo de localização e comunicação.

Índice KP, que me as tempestades geomagnéticas no planeta atingiu o nível 8 na madrugada de 24 de março.
Índice KP, que me as tempestades geomagnéticas no planeta atingiu o nível 8 na madrugada de 24 de março.

A tormenta teve início às 11h49 BRT (Hora de Brasília) de quinta-feira (23 de março) e teve como causa principal as ejeções de massa coronal (EMC) lançadas ao espaço em 19 de março. As tormentas de quinta-feira alcançaram o nível G3 e à 01h04 BRT de sexta-feira aumentou significativamente e escalaram ao nível G4, considerado severo.

De acordo com o SWPC, o centro de Previsão de Clima Espacial dos EUA, os efeitos do choque das partículas carregadas contra a ionosfera terrestre devem durar até a noite de domingo (26/03), com risco de danos ou panes em sistemas elétricos, especialmente em localidade de latitudes mais elevadas devido à indução eletromagnética sobre linhas de transmissão.

Continua após a publicidade


Também estão previstos a diminuição global da precisão nos sistemas de localização por GPS e interferências em dispositivos de radiolocalização que operam em frequências muito baixas (VLF). Satélites em orbita baixa também podem experimentar problemas de orientação e diminuição de altitude devido ao aumento do arrasto na alta atmosfera.

Segundo o SWPC, ainda há chances de novas tormentas de nível G1 e G2, de menor impacto, devido à geoefetividade de um grande buraco coronal que está neste momento alinhado com o planeta. Auroras poderão ser observadas no hemisfério norte, em localidades muito baixas que se estendem desde a Pensilvânia e Iowa até o Oregon.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A Justiça sem força e a força sem justiça: desgraças terríveis" - Joubert -