Procure no Apolo11
Sexta-feira, 3 dez 2021 - 08h36
Por Rogério Leite

Imagens de satélite mostram crescimento da mancha urbana de São Paulo

Com uma população de quase 22 milhões de pessoas, cerca de 10% da população total do Brasil - a Região Metropolitana de São Paulo é classificada como a décima maior área urbana do mundo. Vista do espaço, a área é uma grande mancha que cresce e avança implacavelmente sobre as poucas áreas de vegetação nativa.

O crescimento desordenado da Grande São Paulo pode ser visto em duas imagens registradas pelos satélites Landsat, obtidas com auxílio de sensores capazes de diferenciar a floresta das áreas ocupadas.

Imagens de satélite Comparativas
A cena da esquerda foi obtida pelo Landsat 5 em agosto de 1986 enquanto a imagem da direita foi registrada pelo Landsat 8, em setembro de 2013, o que permitiu comparar um intervalo de tempo de 27 anos.

Continua após a publicidade


Em ambas as imagens, as áreas urbanas variam de bronzeado nas periferias a rosa e roxo nas áreas mais densamente construídas. A terra coberta por vegetação é verde, enquanto a terra exposta é castanha, similar às áreas urbanas. Ative a ferramenta de comparação de imagens para ver como a cidade cresceu nas últimas duas décadas.


Crescimento e População
Na imagem de 1986, São Paulo se irradiava a partir de um denso núcleo urbano, com a cidade ficando cada vez menos densa. Em 2013, a área densamente construída se espalhou para sudoeste ao longo do rio Pinheiros. A mudança mais notável, entretanto, é a expansão da periferia, onde o crescimento tem sido mais rápido. Na última década, os subúrbios paulistanos somaram 1,7 milhão de pessoas, enquanto o centro da cidade adicionou 800 mil moradores.

Através da ferramenta de comparação é possível observar o avanço das construções sobre as áreas de vegetação e fontes de água. Esse avanço aconteceu principalmente em encostas íngremes e planícies aluviais - áreas que estavam desocupadas por terem sido consideradas impróprias para a construção, mas que de forma desordenada foram invadidas.

Outra mudança notável nas imagens é a adição de um grande anel viário, batizado Rodoanel, visto na cena de 2013. Prevista para ser concluída em 2015, a rodovia adiciona um caminho necessário ao redor da cidade. Antes de sua construção, a única maneira de cruzar a região era através do centro expandido.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Pode-se enganar todo mundo o tempo todo, se a campanha estiver certa e a verba for suficiente" - Joseph E. Levine -