Sexta-feira, 2 fev 2024 - 10h01
Por Rogério Leite
A agência espacial americana, NASA, revelou recentemente a última imagem feita pelo helicóptero Ingenuity. A cena revela claramente o motivo do encerramento da missão, ocorrido após o drone se acidentar sobre o Planeta Vermelho.
Sombra da pá do Drone Ingenuity feita pelo próprio helicóptero. O acidente ocorreu em 18 de janeiro de 2003, alguns minutos após o Ingenuity iniciar seu 72º voo. Diferentemente das missões anteriores, o drone experimental precisou fazer um intrincado pouso de emergência e perder o contato com o rover Perseverance, distante cerca de 3 metros da aeronave. Finalmente, quando a comunicação foi reestabecida os engenheiros realizaram diversos testes e ficou constatado que o pequeno explorador aéreo jamais voltaria a voar.
Paisagem repleta de dunas de areia onduladas, feita a 12 metros de altura da superfície marciana pelo drone Ingenuity. Embora o Ingenuity não consiga fazer selfies de si mesmo, os engenheiros conseguiram fazer uma inspeção usando a própria câmera da aeronave e conseguiram registrar a sombra da pá do helicóptero, com a ponta danificada. Embora a missão tenha terminado, é inegável o legado deixado pelo drone Ingenuity. A aeronave foi o primeiro veículo a voar em outro mundo. No total, o Ingenuity realizou mais de duas horas de voos somados, percorrendo mais de 17 quilômetros. Durante os testes atingiu 24 metros de altura, cinco vezes mais do que o esperado no planejamento. Junto à cena que revela a pá quebrada na extremidade, a NASA também divulgou uma nova vista registrada pelo Ingenuity, que mostra uma paisagem repleta de dunas de areia onduladas, feita a 12 metros de altura, durante 70º voo, em dezembro de 2023. A imagem é emblemática e mostra uma extensa faixa de terreno arenoso sobre a qual o helicóptero já havia sobrevoado em missões anteriores. LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"Por que, ó insensatos, fazer besteiras fora da lei ? Há tanto jeito de fazê-las dentro !" - Carlos Dossi -