Procure no Apolo11
Quinta-feira, 9 nov 2023 - 10h13
Por Rogério Leite

OOps! Astronautas perdem mala de ferramentas durante caminhada espacial

Não bastasse a quantidade insana de objetos descartados que orbitam nosso planeta, outro corpo bastante inusitado entrou em orbita recentemente. Trata-se de uma cara mala de ferramentas, que escapou das mãos dos astronautas durante uma caminhada espacial de rotina e agora está flutuando no espaço.

Astronautas Loral O’Hara (esq) e Jasmin Moghbeli (dir) deixaram a maleta escapar durante a manutenção programada em um dos paineis solares da Estação Espacial Internacional, ISS.<BR>
Astronautas Loral O’Hara (esq) e Jasmin Moghbeli (dir) deixaram a maleta escapar durante a manutenção programada em um dos paineis solares da Estação Espacial Internacional, ISS.

A maleta de utensílios ficou à deriva no dia 2 de novembro de 2023, quando as astronautas estadunidenses Jasmin Moghbeli e Loral O’Hara deixaram o objeto escapar durante a manutenção programada em um dos painéis solares da Estação Espacial Internacional, ISS.

Acompanhe a trajetória da Bolsa Perdida

Continua após a publicidade


De acordo com o Comando de Defesa Aeroespacial, dos EUA, NORAD, o objeto já está catalogado como um satélite e recebeu o código NORAD 1998-067WC/58229. De acordo com observadores, vista da Terra a maleta está ligeiramente à frente da ISS, brilhando como uma estrela de magnitude 6.

Não se sabe ao certo a qual das duas astronautas pertencia o objeto. Elas não deram conta da falta da maleta até que controladores da missão detectassem o objeto flutuando no espaço com ajuda das câmeras externas da ISS. Segundo os diretores, as ferramentas não foram necessárias para o restante da caminhada espacial.

O Controle da Missão avaliaram a orbita da bolsa e confirmaram que não há risco de choque com a estrutura da ISS e que a tripulação a bordo não precisará tentar resgatar o equipamento.


Cálculos de decaimento mostram que a maleta deverá permanecer na orbita da Terra por diversos meses até cair o suficiente para ser desintegrada durante a reentrada na atmosfera.

Não é a primeira vez
Esta não é a primeira vez que as astronautas da NASA perdem algum objeto no espaço. Em 18 de novembro de 2008, a astronauta Heide Stefanyshyn-Piper também perdeu uma maleta de ferramentas quando realizava reparos externos na ISS. Dois meses depois objeto ainda era claramente visível à frente da ISS e podia ser observado até mesmo da Terra através de binóculos.

Perder objetos no espaço não é tão incomum. Em 1965, o astronauta da NASA Ed White perdeu uma das luvas sobressalentes quando realizava uma caminhada espacial experimental fora de espaçonave Gemini 4. Ao longo das décadas vários astronautas perderam outros objetos. Em 2017, uma enorme bolsa contendo um escudo de detritos se desprendeu da ISS e permaneceu vagando no espaço por diversos meses.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.


Segunda-feira, 17 jun 2024 - 11h10


Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Se a idéia é boa, ela pode sobreviver à derrota. Se ela é mesmo boa, pode sobreviver até à vitória" - Stephen Benét -