Procure no Apolo11
Sexta-feira, 6 nov 2020 - 09h39
Por Rogério Leite

O Sol está manchado de novo, finalmente!

Após diversos meses sem apresentar qualquer atividade expressiva, finalmente o Sol mudou de feição. Duas novas manchas solares, uma delas de grande tamanho, estão cravadas em suas superfície e podem produzir ejeções de massa coronal há muito desaparecidas. Acompanhe!

Observação da região ativa AR2781. A feição mede cerca de 450 milionésimos do disco estelar, equivalente a 1,36 bilhão de quilômetros quadrados.
Observação da região ativa AR2781. A feição mede cerca de 450 milionésimos do disco estelar, equivalente a 1,36 bilhão de quilômetros quadrados.

Nos últimos dias, duas regiões ativas passaram a ser observadas na fotosfera solar. A maior delas, batizada de AR2781, mede cerca de 450 milionésimos do disco estelar, o equivalente a 1,36 bilhão de quilômetros quadrados.

De acordo com dados do Centro de Previsão de Clima Espacial dos EUA, SWPC, o grupo AR2781 apresenta configuração magnética do tipo BETA, quando os campos magnéticos negativos e positivos estão presentes mutuamente, mas separados por um simples divisão tênue entre as polaridades.

Continua após a publicidade


Esse tipo de região ativa normalmente não apresenta grandes instabilidades, mas devido ao seu grande tamanho é possível que evolua magneticamente, podendo chegar ao tipo Beta-Gama, com campo magnético bipolar. Nesse tipo de grupo a dinâmica é tão complexa que é impossível observar linhas de fluxo conectando duas manchas de polaridade oposta.


IMPORTANTE
Atualmente, AR2781 já pode ser vista sem o uso de telescópios ou binóculos, mas sua observação exige o uso de óculos especiais, dotados de filtro do tipo Baader e capazes de atenuar em 99,9% o brilho da estrela. Na falta desse tipo de óculos, muito comum em países desenvolvidos, pode-se utilizar o tradicional de óculos de soldador número 14, embora a qualidade óptica não seja das melhores.

AR2781 se encontra no hemisfério Sul da fotosfera e deverá permanecer no campo de visão da Terra pelos próximos dias.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Se só por piedade se dessem esmolas, os mendigos estariam mortos de fome" - Nietzsche -