Procure no Apolo11
Sexta-feira, 10 abr 2020 - 10h08
Por Rogério Leite

Quarentena? Vá para a janela e veja o trem passar!

Se você está na região sudeste e entediado de ver as notícias ruins na TV, não perca essa oportunidade. Hoje e nos próximos dias o grupo 2 de satélites Starlink passará sobre o céu das cidades logo após o pôr do Sol. É só olhar pela janela!

Registro de parte do trem de satélites Starlink Grupo 5 feito pelo astrônomo amador Edinilson Oliveira, de São Paulo, SP. O 'trem' do grupo 5 passou na quinta-feira às 19 horas, com mais de 50 satélites enfileirados.
Registro de parte do trem de satélites Starlink Grupo 5 feito pelo astrônomo Ednilson Oliveira, de São Paulo, SP. O 'trem' do grupo 5 passou na quinta-feira às 19 horas, com mais de 50 satélites enfileirados.

O trem de satélites consta de mais de sessenta naves e pode ser visto sem auxílio de instrumentos, com a observação favorecida pela menor poluição atmosférica.

Esse grupo de satélites foi lançado pela empresa SpaceX no dia 7 de janeiro de 2020 com o objetivo de formar uma frota de milhares de repetidoras espaciais capaz de prover internet em banda larga para qualquer lugar do planeta.

Continua após a publicidade


Os satélites poderão ser vistos mais ou menos às 19h00 e durante a passagem parecerão enfileirados ou em formação.

Na sexta-feira o brilho desse objetos não será tão forte, mas ainda sim serão perfeitamente visíveis. No sábado, domingo e segunda-feira o brilho será mais forte.


Satélites Starlink
O objetivo da SpaceX é colocar em orbita 12 mil satélites com a finalidade de criar a maior rede mundial provedora de internet via satélite.

Os objetos estão em orbita circular ao redor do planeta, a uma altitude de 445 km. Por estarem em orbita baixa e orbitando praticamente juntos, para um observador situado na Terra a impressão que se tem é que um "trem" de pontos luminosos está se deslocando no firmamento noturno, refletindo a luz do Sol.


Como ver o trem Starlink
Naturalmente, a observação de qualquer satélite depende dele estar em nosso campo de visão e para saber quando isso vai acontecer você pode precisa rastrea-lo, fornecendo sua localização. Isso pode ser feito através do nosso site SATVIEW, acessível através desse link:

VEJA O TREM DE SATÉLITE STARLINK GRUPO 2

Em São Paulo, por exemplo, o trem poderá ser visto entre 10 e 13 de abril, após o pôr do Sol.

Bons céus!

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Se só por piedade se dessem esmolas, os mendigos estariam mortos de fome" - Nietzsche -