Procure no Apolo11
Sexta-feira, 18 mar 2022 - 09h05
Por Rogério Leite

Quaresmal, última Lua Cheia do verão pode ser vista neste fim de semana

A última Lua cheia de março chega nesta sexta-feira, dois dias antes do fim do verão no hemisfério sul. De acordo com o cristianismo, essa é a Lua Quaresmal, já que é a última lua do período da quaresma, que antecede a Páscoa.

Tecnicamente, a Lua Cheia dura apenas alguns segundos, justamente quando ocorre o alinhamento entre a Lua, o Sol e a Terra.
Tecnicamente, a Lua Cheia dura apenas alguns segundos, justamente quando ocorre o alinhamento entre a Lua, o Sol e a Terra.

Tecnicamente falando, a Lua Cheia dura apenas alguns segundos, justamente quando ocorre o alinhamento entre a Lua, o Sol e a Terra. No entanto, quem já olhou pro céu esses dias já reparou que ela está bem grande e brilhante e deve continuar assim até domingo, quando já será perceptível a diminuição do disco, rumo à fase minguante.

Na Região Sudeste, a Lua Cheia nascerá nesta sexta-feira, por volta das 18h51.

Continua após a publicidade


Tradições

A Lua cheia de março recebe vários nomes, dados pelas culturas ou povos mais antigas.

Nos EUA, para as tribos do norte, a lua de março era a Lua do Corvo, uma referência clássica aos corvos grasnantes que sinalizam o fim do inverno do hemisfério norte. Outras tribos chamam de Lua da Crosta, nome dado devido à crosta de neve ainda presente no solo nas latitudes frias do norte. Algumas tribos ao sul também a chamam de Lua de Minhoca, já que a neve derretida geralmente revela moldes semelhante ao cocô de minhoca. muito rico em nutrientes feito de solo digerido.

No judaísmo, a lua cheia de março cai perto do meio do mês de Adar. A lua coincide com o festival de Purim, que vai de 16 de março ao pôr do sol até 17 de março ao pôr do sol. O feriado de Purim comemora a salvação do povo judeu de um decreto de morte real, criado por volta do século IV A.C.

No hinduísmo, a lua de março cai durante o mês de Phalguna, quando ocorre o festival Holi, uma celebração da vitória do bem sobre o mal e o início da primavera.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A Justiça sem força e a força sem justiça: desgraças terríveis" - Joubert -