Procure no Apolo11
Quinta-feira, 12 mai 2022 - 10h09
Por Rogério Leite

Terremoto de 5 magnitudes em Marte é o maior já observado em outro planeta

A sonda InSight Mars, da NASA, detectou o maior evento sísmico já observado em outro planeta do Sistema Solar. De acordo com os pesquisadores, o tremor atingiu 5 magnitudes, muito próximo ao limite superior teórico esperado para o Planeta Vermelho.

Este espectrograma mostra o maior tremor já registrado em outro planeta. Sua magnitude foi estimada em 5.0, valor considerado próximo ao máximo esperado para o Planeta Vermelho. Crédito: NASA/JPL<BR>
Este espectrograma mostra o maior tremor já registrado em outro planeta. Sua magnitude foi estimada em 5.0, valor considerado próximo ao máximo esperado para o Planeta Vermelho. Crédito: NASA/JPL


O evento ocorreu no dia 4 de maio de 2022 e veio a se juntar aos mais de 1313 terremotos que a sonda Insight já detectou desde que pousou na superfície marciana, em novembro de 2018. Até agora, o maior evento registrado pela sonda atingiu magnitude de 4.2, observado em 25 de agosto de 2021.

A nave InSight foi enviada a Marte para estudar o interior profundo do planeta e está equipada com um sismômetro altamente sensível, projetado pelo Centre National d'Études Spatiales (CNES) da França.

Continua após a publicidade


À medida que as ondas sísmicas trafegam pelo interior marciano ou refletem o material na crosta, manto e núcleo, permite aos sismólogos conhecerem melhor a profundidade e a composição dessas camadas, o que ajuda a conhecerem melhor a estrutura e a formação de todos os mundos rochosos, incluindo a Terra e a Lua.

Aqui na Terra, o limite superior de um evento de grande escala é da ordem de 9.6 magnitudes, haja vista que não haveria energia suficiente em um terremoto que pudesse liberar energia suficiente para ultrapassar essa magnitude. Em Marte, um terremoto de magnitude 5 é um terremoto de tamanho médio em comparação aos ocorridos na Terra, mas está muito próximo do limite superior que se espera em Marte.


“Desde que instalamos nosso sismômetro em dezembro de 2018, esperávamos pelo ‘Big One’ marciano, disse Bruce Banerdt, principal investigador científico da nave InSight, junto ao Jet Propulsion Laboratory da NASA. “Este terremoto certamente fornecerá uma visão do planeta como nenhuma outra.

Painéis Solares
O grande terremoto ocorreu justamente quando a InSight enfrenta desafios com seus painéis solares. A insight está situada em uma localização geográfica que está entrando no inverno e há mais poeira no ar, o que reduz a luz solar disponível. Em 7 de maio de 2022, a energia disponível do módulo de pouso caiu logo abaixo do limite que aciona o modo de segurança, quando a espaçonave suspende todas as funções, com exceção das essenciais. Essa reação é projetada para proteger o módulo de pouso e pode ocorrer novamente à medida que a energia disponível diminui lentamente.

(Colaboração & Sugestão: Roger Bonsaver)

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A Justiça sem força e a força sem justiça: desgraças terríveis" - Joubert -