Sexta-feira, 19 jul 2024 - 07h12
Por Rogério Leite
Um poderoso abalo sísmico de 7.4 magnitudes, ocorrido próximo à San Pedro de Atacama, no Chile, produziu efeitos fortemente sentidos na cidade de São Paulo. Em praticamente todos os bairros as ondas sísmicas fez balançar lustres e trepidar janelas e quadros nos edifícios mais altos.
Mapa mostra a região epicentro do terremoto no Chile e a distância até a cidade de São Paulo, onde foi sentido em quase todos os bairros da cidade. O tremor correu às 22h50 BRT (Horário de Brasília) de quinta-feira, 18 de julho de 2024, a 120 km de profundidade das coordenadas 23.047°S 67.782°W, 45 km a este-sudeste de San Pedro de Atacama. O evento é consequência de falhas tectônicas comuns existentes naquela região da América do Sul, mais precisamente dentro da placa subductada de Nazca, sob a tríplice fronteira entre Chile, Argentina e Bolívia. No local do terremoto, a placa de Nazca move-se para o leste em relação à placa da América do Sul, mergulhando na Fossa Peru-Chile a uma velocidade de cerca de 74 mm/ano.
Embora este terremoto tenha sido de forte intensidade, a profundidade com que ocorreu - cerca de 120 abaixo da superfície - limita bastante os potenciais danos que poderia causar em edificações erguidas imediatamente acima da superfície.
Troca de mensagens entre moradores do bairro do cambuci, em São Paulo. Na capital paulista, moradores de quase todos os bairros sentiram o tremor alguns minutos após a geração das ondas sísmicas. Na Lapa, moradores afirmam que os lustres e quadros nas paredes balançaram. Mensagem enviado por um morador do bairro da lapa também informa sobre os efeitos do tremor. Em Vila Mariana, foram observadas ondas nas piscinas dos condomínios. Muitas pessoas tiveram sensação de vertigem. LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"Se queres conduzir o povo, caminha atrás dele" - Lao Tsé -