Procure no Apolo11
Segunda-feira, 11 set 2023 - 09h18
Por Rogério Leite

Terremoto intraplaca no Marrocos desperta riscos de sismos no Brasil

Relativamente raros, os grandes terremotos que acontecem no interior das placas tectônicas sempre chamam a atenção, principalmente por acontecerem abaixo de locais estruturalmente fortes e sem histórico de eventos semelhantes. O sismo de 6.8 magnitudes ocorrido no Marrocos é um exemplo desse tipo de evento e levantou a dúvida se terremotos raros também podem ocorrer no Brasil.

Mapa mostra a localização do terremoto de 6.8 magnitudes ocorrido no Marrocos em 08 de setembro de 2023.
Mapa mostra a localização do terremoto de 6.8 magnitudes ocorrido no Marrocos em 08 de setembro de 2023.

O terremoto ocorrido no Marrocos, em 8 de setembro de 2023, atingiu 6.8 magnitudes, considerado um evento bastante intenso, independentemente de onde ocorra. A fim de comparação, um sismo dessa magnitude libera a mesma energia contida em 12 bombas atômicas similares a que destruiu Hiroshima em 1945, ou a energia equivalente contida em 237 mil toneladas de TNT.

O hipocentro do evento (ponto imediatamente abaixo da superfície) ocorreu a 18 quilômetros de profundidade, a cerca de 75 quilômetros do sudeste de Marrakesh, uma das mais importantes cidades turísticas da África, conhecida por sua arquitetura milenar. E foram justamente essas características - baixa profundidade, grande intensidade e construções antigas - que contribuíram para a grande destruição observada ao redor do epicentro.

Continua após a publicidade


Os modelos matemáticos sugerem que o terremoto ocorreu a 18 km da cidade de Oukaïmedene, como resultado do deslocamento em uma falha reversa oblíqua, orientada no sentido leste-oeste ou noroeste-sudeste. Essa falha se localiza em uma região conhecida por Cordilheira do Atlas, local repleto de falhas geológicas mapeadas.

Embora o terremoto tenha ocorrido ao longo de uma falha geológica mapeada, o ponto de ruptura se localiza a cerca de 550 quilômetros ao sul do limite entre as placas tectônicas da África e Eurásia, onde a placa africana se move a 3,6 mm/ano no sentido oeste-sudoeste em relação à placa da Eurásia.

Essa distância indica que o tremor ocorreu praticamente no centro da placa africana.

De acordo com USGS, o centro de pesquisas geológicas dos EUA, o ponto focal do evento mede cerca 20x30 km.

O evento ocorrido na África, nos fez imaginar se algo do tipo também pode acontecer no Brasil, uma vez que o país também está localizado praticamente no centro da placa tectônica da América do Sul.

Mapa mostra a localização de diversas falhas geológicas brasileiras.
Mapa mostra a localização de diversas falhas geológicas brasileiras.


Podemos ter terremoto no Brasil?
Diferente dos abalos de origem tectônica, que ocorrem nas bordas das placas continentais, os abalos relacionados às falhas geológicas no Brasil acontecem quando grandes camadas abaixo do solo se tornam instáveis e desmoronam. Isso pode acontecer por inúmeros motivos, entre eles a acomodação natural, movimentos súbitos na crosta ou infiltração de líquidos, embora não sejam incomuns os tremores provocados por grandes barragens localizadas próximas ao epicentro.

É importante destacar que embora os eventos tectônicos de grande magnitude sejam raros no Brasil, isso não significa que estejamos livres desse tipo de evento. Em janeiro de 1955, por exemplo, um evento de 6.6 magnitudes foi observado no Mato Grosso, próximo a Porto dos Gaúchos. Esse foi o abalo mais intenso que já observado no Brasil, mas por ter acontecido em local pouco habitado, não provocou destruição ou vítimas.

Única vítima de terremoto no Brasil
Até hoje, apenas uma pessoa morreu vítima de terremoto no Brasil. O fato ocorreu em 9 de dezembro de 2007, na cidade de Caraíbas, em Minas Gerais, após um terremoto de 4.9 graus que atingiu o local. A vítima foi uma criança e na ocasião 76 casas desabaram.

Terremoto em São Paulo
O Estado de São Paulo também já registrou abalos significativos. Em 1922 um violento abalo de 5.2 magnitudes foi registrado na cidade de Mogi-Guaçu e em 22 de abril de 2008, outro evento de 5.2 ocorreu no litoral paulista e foi sentido com muita intensidade em diversas cidades do Estado, além de Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Assim como o homem procura justiça na igualdade, a sociedade procura odem na anarquia" - Pierre J. Proudhon -