Procure no Apolo11
Quinta-feira, 11 ago 2022 - 09h54
Por Rogério Leite

Última Lua gigante de 2022 pode ser vista nesta quinta-feira

Independentemente do nome que se queira dar à lua do perigeu, o nascer de uma "super Lua" amarelada é sempre um espetáculo à parte e sempre rende muitos cliques. Tecnicamente, essa super lua ocorre nos primeiros minutos após a meia-noite, mas o show começa bem antes e vai varar a madrugada. Então, curta a Lua!

Entre quinta-feira e sexta-feira teremos o último perigeu lunar do ano e às 00h03m BRT (Hora de Brasília) de sexta-feira, a Lua atingirá o seu perigeu, a apenas 355212 km de distância. Ou seja, muito mais perto da Terra do que o de costume.<BR>
Entre quinta-feira e sexta-feira teremos o último perigeu lunar do ano e às 00h03m BRT (Hora de Brasília) de sexta-feira, a Lua atingirá o seu perigeu, a apenas 355212 km de distância. Ou seja, muito mais perto da Terra do que o de costume.

Como acontece a Super Lua
Como se sabe, nosso satélite dá uma volta aparente ao redor da Terra a cada 29,5 dias e se tudo fosse perfeito, a superlua nunca existiria. Entretanto, a orbita da Lua não é um círculo perfeito, mas uma elipse ou círculo achatado com dois pontos principais chamados perigeu e apogeu lunar.

Durante o apogeu, o ponto mais distante da orbita, a distância entre a Terra e a Lua é de 405696 km, enquanto no perigeu, o ponto mais próximo, essa distância cai para 363104 km.

Continua após a publicidade


Exatamente entre quinta-feira e sexta-feira teremos o último perigeu lunar do ano e às 00h03m BRT (Hora de Brasília) de sexta-feira, a Lua atingirá este ponto mais próximo, a apenas 355212 km de distância. Ou seja, muito mais perto da Terra do que o de costume.

Perigeu e Lua Cheia
No entanto, essa maior aproximação por si só não produz uma Super Lua. Para isso é preciso que ela também esteja começando a fase cheia, que por uma coincidência terá início alguns minutos antes do perigeu, às 22h36 de quinta-feira. Essas duas efemérides juntas farão a Lua parecer 34% mais brilhante e aparentar um diâmetro 13% maior que o normal. Em outras palavras, teremos uma Super Lua Cheia!


Esquema da orbita da Lua, com detalhe para os instante de perigeu e apogeu.
Esquema da orbita da Lua, com detalhe para os instante de perigeu e apogeu.

Tudo junto e misturado
Mesmo que a Lua cheia de perigeu aconteça próximo à meia-noite, os efeitos combinados da aproximação e da mudança de fase já poderão ser apreciados assim que a Lua nascer no quadrante leste, o que ocorre por volta das 118h00 BRT.

Devido ao nascer da Lua ser muito próximo ao horário do pôr do Sol, nesta quinta-feira a Lua deverá surgir bastante amarelada, o que dará um tom mais que especial à essa Lua de perigeu, ou super Lua ou Lua do Esturjão, como também é chamada na região dos Grande Lagos, na América do Norte.

Bons Cliques!

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"O arado, a espada são extensões da mão; o microscópio, dos olhos; mas um livro é algo mais: é uma extensão da memória, do comhecimento" - Jorge L. Borges -