Procure no Apolo11
Terça-feira, 27 set 2022 - 10h12
Por Rogério Leite

Veja como foi: sonda DART atinge asteroide e altera sua orbita

A agência espacial americana conseguiu na segunda-feira, 26 de setembro de 2022, um dos mais importantes feitos para implementação concreta de um sistema de defesa planetária. Exatamente às 08h14 BRT a espaçonave DART atingiu com extrema precisão o pequeno asteroide Dimorphos, situado a 11 milhões de km da Terra.

Veja no vídeo os principais momentos antes e depois do impacto!

O choque da nave, de 560 quilos acelerada a 22 mil km/h, liberou energia equivalente a três toneladas de TNT, suficientes para balançar o asteroide Dimorphos e provocar uma pequena alteração em sua orbita.

De acordo com cientistas da Universidade Johns Hoppinkins, responsáveis pela missão, essa alteração orbital deve reduzir em cerca de 15 metros a distância entre Dimorphos e o asteroide Didymos A, ao redor do qual orbita a 1180 metros de distância.

O choque entre a nave Dart e o asteroide foi transmitido ao vivo pela NASA, através de imagens estáticas registradas pela câmera frontal da sonda e retransmitidas em tempo quase real, com atraso de 36 segundos devido à distância entre os asteroides e a Terra.

Nas cenas transmitidas podia-se ver a aproximação da nave DART, tendo em primeiro plano o asteroide Didymos A, de 780 metros de diâmetro e ao fundo sua pequena lua Dimorphos, alvo da sonda.

À medida que o momento do impacto se aproximava, era possível ver Dimorphos crescendo no vídeo, enquanto o pessoal da universidade John Hoppinkins aguardava ansiosamente pelo momento final.

Após o impacto esperado, o laboratório perde o sinal da sonda enquanto os engenheiros da missão aplaudem o feito.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2022

"Os homens deveriam fazer com suas esperanças o que fazem com suas galinhas: cortar suas asas para que não possam fugir voando" - Lorde Halifax -