Procure no Apolo11
Segunda-feira, 7 fev 2022 - 09h27
Por Rogério Leite

Vulcão Anak Krakatoa entra em erupção na Indonésia

Anak Krakatoa, ou Filho de Krakatoa, é um dos vulcões mais ativos do planeta desde o final do século 20. Em 2018, parte da montanha entrou em colapso e provocou um poderoso tsunami e desde então alterna momentos de atividades relativamente moderadas. Mas nesta semana o vulcão entrou em erupção novamente.

Imagem do satélite Copernicus Sentinel-2, da ESA, registrou a coluna de cinzas e gases tóxicos emitida após a erupção do vulcão Anak Krakatoa, em 3 de fevereiro de 2022, no Estreito de Sunda, na Indonésia. <BR>
Imagem do satélite Copernicus Sentinel-2, da ESA, registrou a coluna de cinzas e gases tóxicos emitida após a erupção do vulcão Anak Krakatoa, em 3 de fevereiro de 2022, no Estreito de Sunda, na Indonésia.

Imagens feitas pelo satélite de sensoriamento remoto Sentinel-2, da Agência Espacial Europeia, mostram que a nova erupção arremessou grande quantidade de cinzas e gás sulfúrico a mais de 200 metros de altura, acima da borda do vulcão.

A erupção levou o Observatório do Vulcão Anak Krakatoa a aumentar o nível de alerta para Laranja, o que significa que há presença potencial de cinzas vulcânicas na atmosfera, com potencial de danos as aeronaves.

Continua após a publicidade


De acordo com o Observatório vulcanológico, Anak Krakatoa está mostrando agitação intensificada, com enxames sísmicos moderados que já duram mais de duas semanas. Ainda segundo o observatório, uma erupção vulcânica já está em andamento com pouca ou nenhuma emissão de cinzas.

Filho de Krakatoa
Anak Krakatoa, ou Filho de Krakatoa, é uma feição geológica diretamente descendente da erupção do vulcão Krakatoa, ocorrida em 27 de agosto de 1883 no Estreito de Sunda, entre as ilhas de Sumatra e Java, na Indonésia.

A explosão de Krakatoa é considerada a segunda erupção mais violenta da história e a sexta maior erupção do mundo e provocou o estrondo natural mais alto já ouvido na História e que pôde ser ouvido a mais de 5 mil quilômetros de distância).

Após a erupção, Krakatoa deixou uma nova formação rochosa em evolução, chamada Anak Krakatoa, e que já possui mais de 324 metros de altura. Devido às constantes produções de lava a nova ilha aumenta cinco metros a cada ano.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A Justiça sem força e a força sem justiça: desgraças terríveis" - Joubert -