Procure no Apolo11
Segunda-feira, 27 set 2021 - 08h15
Por Rogério Leite

Vulcão Cumbre Vieja: Últimas informações da erupção e imagens ao vivo do local

O vulcão Cumbre Vieja entrou em erupção em 19 de setembro de 2021 e desde então expele grande quantidade de material piroclástico, principalmente cinza e lava, formando um rio de fogo que segue em direção ao mar. No sábado, o domo sudoeste da montanha colapsou, mas sem resultar em possibilidade de tsunami.

Encontro da lava do vulcão Cumbre Vieja em temperatura superior a 1000 graus com a água do mar, com cerca de 20 graus. O choque térmico gera colunas de vapor carregadas de ácido clorídrico e diminutas partículas de vidro vulcânico.
Encontro da lava do vulcão Cumbre Vieja em temperatura superior a 1000 graus com a água do mar, com cerca de 20 graus. O choque térmico gera colunas de vapor carregadas de ácido clorídrico e diminutas partículas de vidro vulcânico.


Medições em tempo real mostram que no domingo (26/set/2021) o tremor vulcânico ao redor do parque de La Palma, nas Ilhas Canárias, praticamente cessou e a montanha não apresentou qualquer atividade explosiva estromboliana nas primeiras horas de segunda-feira (27/set/2021), embora a lava ainda continua sendo expelida.

Continua após a publicidade



De acordo com o serviço geológico espanhol, os rios de lava que se formaram avançam rapidamente pelo terreno a cerca de 1,3 metros por segundo - 80 metros por hora - e alguns desses veios incandescentes chegam ao mar com temperatura superior a mil graus Celsius.

Gráfico mostra a diminuição da intensidade dos tremores em Cubre Vieja, em 27 de setembro de 2021. Crédito: Involcan
Gráfico mostra a diminuição da intensidade dos tremores em Cubre Vieja, em 27 de setembro de 2021. Crédito: Involcan

As localidades de Tacande de Abajo, Tacande de Arriba e Tajuya precisaram ser evacuadas devido a grande quantidade de bombas incandescentes que caiam do céu devido às fortes explosões ocorridas na sexta-feira e no sábado.


Trégua nas Erupções
O enfraquecimento dos tremores em La Palma observado nesta segunda-feira (27/set) não pode ser considerado o fim das explosões em Cumbre Vieja. Existe grande possibilidade de ter havido um tamponamento nos dutos que carregam o magma do interior da montanha até a boca do vulcão, mas somente a observação e detecção de tremores harmônicos (não confundir com tremor sísmico) pode dar alguma pista sobre o que acontece de fato no interior de Cumbre Vieja.


Sinais de Erupção Vulcânica
Para entender melhor, tremores harmônicos são sinais sísmicos (formas de onda) muito característicos e indicam que está havendo uma compressão e ou expansão dentro dos dutos de magma no interior da montanha, um indicativo bastante confiável de que o magma está fluido e uma erupção está a caminho.

Além do tremor harmônico, uma indicação bastante confiável de erupção é a expansão ou inclinação da montanha, que pode ser acompanhada através de instrumentos ou até mesmo visualmente. No caso de Cumbre Vieja, até sábado foram observados sinais de deformação e crescimento bastante significativo dos flancos, mesmo se observado a olho nu, indicando que o magma pode ainda estar tentando achar caminho para ser expelido. As diversas cicatrizes nos flancos da montanha também podem permitir o escoamento de magma em direção ao exterior.


LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Servidores públicos são como livros numa estante: Quanto mais altos nas prateleiras, menos servem" - Paul Masson -