Caro Tot, como vai? O termo "janela" é usado para resumir uma série de fatores e condições favoráveis ou não e não está restrito a apenas um ou outro.
São diversos os fatores de que dependem uma missão. A "Janela" para um lançamento à Marte não são os mesmos que determinam a "janela" para o lançamento do ônibus espacial.
Tomemos como exemplo um lançamento de um ônibus espacial.
A nave precisa ser lançada dentro de um certo horário para que encontre a ISS no espaço. Se for lançada em outro horário, muito diferente, vai precisar gastar combustível nas operações de frenagem e aceleração entre outros. No entanto, se uma tempestade está se aproximando de uma das pistas de pouso de emergência, digamos na Espanha, faz-se necessário que o lançamento mude para outro horário, de modo que em caso de emergência, a tempestade não interfira nas operações de pouso. A janela vai ficando cada vez menor e mais crítica. Aqui vimos duas variáveis determinando a "janela", mas... e se existir uma tempestade super ativa em outra pista de emergência, digamos na África, e a previsão diz que só amanhã o tempo estará favorável? Neste caso, a mini "janela" com apenas duas variáveis, precisa ser recalculada e passa a ter três variáveis.
E assim, sucessivamente, envolvendo quantidade e validade do combustível, ventos em altitude, carga das baterias, objetivo da missão, disponibilidade das antenas de rastreio em diversas parte do mundo, etc. Resumindo, o termo "janela" engloba as diversas variáveis que permitem que um foguete seja lançado dentro das condições planejadas ou "nominais". Quando se diz que a "janela" vai das 12h35 até às 13h25, significa que todos as variáveis receberam um "GO" válido para 40 minutos e permitem que satisfaçam a condição pre-estabelecida.
No caso de foguetes para outros planetas, Marte por exemplo, é, levado em consideração, entre muitos outros fatores, a quantidade de combustível necessário para alcançar o planeta. A posição entre o planeta e a terra deve ser tal que o consumo seja mínimo. Se a janela passar do tempo, só depois de muitos meses as mesmas condições de aproximação serão satisfeitas.
Ufa... Que vontade de escrever!
Abraços,
Kelso!